Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Luiz Ernesto de Oliveira Fraga Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: l.fraga@terra.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Presidente Antonio Carlos

E/9ª CRE

 
 
ARTES CÊNICAS - PREPARANDO O VERDADEIRO CIDADÃO PARA A VERDADEIRA ESCOLA
 
O autor, através de sua prática docente dentro da rede pública de ensino pretende, esclarecer quais os verdadeiros objetivos da utilização das artes dentro do currículo escolar.
Através da exposição de tais objetivos, aliados a experiências práticas demonstradas neste estudo, o mesmo tenta levantar a hipótese de que, apesar da obrigatoriedade da disciplina no 2º segmento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), os verdadeiros objetivos da inserção da mesma não estão claros para educadores , pais e principalmente : os alunos.
O que o autor tem visto na prática é o completo desconhecimento da comunidade escolar da verdadeira função da Arte na Educação. A arte está quase sempre relacionada à preparação de festas, formaturas, reestrutura de turmas, de turmas indisciplinadas, mas nunca, ou quase nunca ligada à
reestruturação do ser humano como um ser completo, buscando uma visão holística da educação.
É nesse sentido que este estudo pretende questionar o atual posicionamento da comunidade escolar que segrega e discrimina, sem saber que a arte traz
em seu bojo a possibilidade de resgatar valores educacionais perdidos há muito tempo e que , sem os mesmos, será difícil termos uma escola verdadeira para verdadeiros homens construtores de um país melhor. Só compreendendo a verdadeira função da arte é que teremos uma escola adequada para o novo milênio.