Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Márcia Regina da Silva Alves Cargo: si
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Pestalozzi

E/10ª CRE

 
 
REDIMENSIONANDO O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DO NOVO MILÊNIO
 
Com a chegada do novo milênio, a concepção de currículo vem mudando de uma acepção conteudista para uma mais ampla que contempla as várias conquistas do homem (o conhecimento elaborado também) e as relações deste (do homem) com estas novas conquistas, percebendo-se como agente produtor/transformador num espaço coletivo em, que precisa se perceber como indivíduo, como ser, como humano.
A sociedade como um todo está passando por grandes transformações nas suas relações de comando político, saindo de relações centralizadas, para poderes exercidos mais democraticamente.
A escola sofre reflexos destas mudanças e propõe o equacionamento de novas possibilidades à sociedade.
No que diz respeito ao porquê efetuar estas mudanças, estabelecemos alguns critérios com o objetivo de a relação dinâmica da escola com a própria vida na hora de desenvolver o currículo.
Os aqui considerados temas, não têm, portanto, caráter de se transformarem numa lista pré-determinada. Caso fosse esse nosso objetivo ampliaríamos para outros temas, também importantes que não foram contemplados.
Nem conferem ao presente trabalho originalidade, considerar o currículo sobre este prisma. A Multieducação e os PCNs assim já p fazem. O que pretendemos aqui é clarificar e comprovar que os temas a serem eleitos para figurarem serem no currículo atual, precisam para a dinâmica do novo milênio expressar relevância social convergindo para elo de importância na vida social/coletiva e pessoal do homem.
E este critério que considera a relevância social e pessoal, precisa ser considerado para a escolha de todos os temas a serem trabalhados, explicitados no Projeto Político Pedagógico de cada escola.
Critérios analisados neste trabalho
– Critérios Utilidades
– Critérios Temas Locais
– Critérios Escola Disseminadora de Atitude Cidadã
– Critérios Não Compartimentarão do Conhecimento
– Critérios Comunicabilidade
– Critério Novas Tecnologias
– Critérios Não negação do conhecimento teórico para subsidiar a prática
– Critérios Aceitação/implementação de novos modelos
– Critérios Ética.