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A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor |
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Ano
2001 |
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NOME: Márcia Regina da Silva Alves | Cargo: si |
LOTAÇÃO: E.M. Pestalozzi | E/10ª CRE |
REDIMENSIONANDO
O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DO NOVO MILÊNIO |
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Com
a chegada do novo milênio, a concepção de currículo
vem mudando de uma acepção conteudista para uma mais ampla
que contempla as várias conquistas do homem (o conhecimento elaborado
também) e as relações deste (do homem) com estas
novas conquistas, percebendo-se como agente produtor/transformador num
espaço coletivo em, que precisa se perceber como indivíduo,
como ser, como humano. A sociedade como um todo está passando por grandes transformações nas suas relações de comando político, saindo de relações centralizadas, para poderes exercidos mais democraticamente. A escola sofre reflexos destas mudanças e propõe o equacionamento de novas possibilidades à sociedade. No que diz respeito ao porquê efetuar estas mudanças, estabelecemos alguns critérios com o objetivo de a relação dinâmica da escola com a própria vida na hora de desenvolver o currículo. Os aqui considerados temas, não têm, portanto, caráter de se transformarem numa lista pré-determinada. Caso fosse esse nosso objetivo ampliaríamos para outros temas, também importantes que não foram contemplados. Nem conferem ao presente trabalho originalidade, considerar o currículo sobre este prisma. A Multieducação e os PCNs assim já p fazem. O que pretendemos aqui é clarificar e comprovar que os temas a serem eleitos para figurarem serem no currículo atual, precisam para a dinâmica do novo milênio expressar relevância social convergindo para elo de importância na vida social/coletiva e pessoal do homem. E este critério que considera a relevância social e pessoal, precisa ser considerado para a escolha de todos os temas a serem trabalhados, explicitados no Projeto Político Pedagógico de cada escola. Critérios analisados neste trabalho – Critérios Utilidades – Critérios Temas Locais – Critérios Escola Disseminadora de Atitude Cidadã – Critérios Não Compartimentarão do Conhecimento – Critérios Comunicabilidade – Critério Novas Tecnologias – Critérios Não negação do conhecimento teórico para subsidiar a prática – Critérios Aceitação/implementação de novos modelos – Critérios Ética. |