![]() |
A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor |
|
Ano
2001 |
|
NOME: Maria Luiza Nunes Vieira | Cargo: PI |
CORREIO ELETRÔNICO: ecultural@cp2.g12.br | |
LOTAÇÃO: E.M. Carlos Chagas | E/4ª CRE |
TRABALHANDO
COM IMAGENS - CRÍTICA, EXPRESSÃO E SENSIBILIDADE - UMA PROPOSTA
PARA O ENSINO DA ARTE |
|
Atualmente,
é de suma importância a instrumentalização
do indivíduo para uma percepção crítica das
diferentes linguagens artísticas e de comunicação
de massa, a fim de que não se sinta despotencializado diante de
tantas informações, alienando seu poder de resolução. A Alfabetização Estética visa desenvolver progressivamente a sensibilidade, a atuação criativa no mundo, a auto-expressão em cada indivíduo e a ampliação de subjetividades . Trabalho com a linguagem plástica. Cor, forma, espaço, tempo-movimento são os elementos básicos desta linguagem. O domínio paulatino destes elementos (Alfabetização Estética) dá-se através da Proposta Triangular, onde o aluno realiza o seu próprio fazer artístico, embasado pela História da Arte (contextualização), interpretando/relendo criticamente, tanto a sua produção como as obras analisadas. Objetivo estimular a capacidade de fruição estética, capaz de gerar , não apenas público valorizador de arte e cultura do Brasil e de diferentes povos e tempos históricos, em suas múltiplas manifestações, mas também a convivência saudável com a diferença e com o outro - aspecto importante da cidadania. O acesso e a compreensão da arte dentro dos diferentes contextos culturais na história do homem ,em sua relação com tradição e a contemporaneidade, é ainda de vital importância para a percepção da relação entre as escobertas científicas e as novas tecnologias na arte, ampliando formas do indivíduo pensar-se em seu tempo histórico. |