Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Maria Luiza Nunes Vieira Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: ecultural@cp2.g12.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Carlos Chagas

E/4ª CRE

 
 
TRABALHANDO COM IMAGENS - CRÍTICA, EXPRESSÃO E SENSIBILIDADE - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ARTE
 
Atualmente, é de suma importância a instrumentalização do indivíduo para uma percepção crítica das diferentes linguagens artísticas e de comunicação de massa, a fim de que não se sinta despotencializado diante de tantas informações, alienando seu poder de resolução.
A Alfabetização Estética visa desenvolver progressivamente a sensibilidade, a atuação criativa no mundo, a auto-expressão em cada indivíduo e a ampliação de subjetividades .
Trabalho com a linguagem plástica. Cor, forma, espaço, tempo-movimento são os elementos básicos desta linguagem.
O domínio paulatino destes elementos (Alfabetização Estética) dá-se através da Proposta Triangular, onde o aluno realiza o seu próprio fazer artístico, embasado pela História da Arte (contextualização), interpretando/relendo criticamente, tanto a sua produção como as obras analisadas.
Objetivo estimular a capacidade de fruição estética, capaz de gerar , não apenas público valorizador de arte e cultura do Brasil e de diferentes povos e tempos históricos, em suas múltiplas manifestações, mas também a convivência saudável com a diferença e com o outro - aspecto importante da
cidadania.
O acesso e a compreensão da arte dentro dos diferentes contextos culturais na história do homem ,em sua relação com tradição e a contemporaneidade, é ainda de vital importância para a percepção da relação entre as escobertas científicas e as novas tecnologias na arte, ampliando formas do indivíduo pensar-se em seu tempo histórico.