Ação Cultural na Escola
 

Educação como Prática de /para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Aristóteles de Paula Berino Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: berino@uol.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Uruguai

E/1ª CRE

 
 
IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NA MULTIEDUCAÇÃO
 
Neste trabalho discuti a questão do reconhecimento da diferença no Núcleo Curricular Básico Multieducação, elaborado para orientar a produção do projeto pedagógico das escolas da Rede Pública Escolar do Município do Rio de janeiro. Não tive a intenção de realizar uma análise de todo o documento. Em alguns momentos privilegiei os elementos relativos às séries que ensino (5ª à 8ª). Também não expandi minha reflexão para uma série de instrumentos que foram criados para o desenvolvimento do Multieducação. Não analisei, por exemplo, a ferramenta Século XXI. Disponível na internet, contém uma série de itens que podem ser utilizados no trabalho de produção das identidades nas escolas. O Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro, especialmente criado para as escolas municipais, também fornece pontos para uma reflexão sobre as políticas identitárias nas escolas do município. Outros materiais também estão disponíveis para o trabalho pedagógico e a reflexão crítica. Para uma análise totalizante a respeito do reconhecimento da diferença desenvolvido na rede, todos esses elementos precisam ser considerados. Esta monografia buscou uma reflexão limitada aos elementos que estão na base da proposta do Multieducação.