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Educação como Prática de /para Cidadania |
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Ano
2003 |
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NOME: Aristóteles de Paula Berino | Cargo: PI |
CORREIO ELETRÔNICO: berino@uol.com.br | |
LOTAÇÃO: E.M. Uruguai | E/1ª CRE |
IDENTIDADE
E DIVERSIDADE CULTURAL NA MULTIEDUCAÇÃO |
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Neste
trabalho discuti a questão do reconhecimento da diferença
no Núcleo Curricular Básico Multieducação,
elaborado para orientar a produção do projeto pedagógico
das escolas da Rede Pública Escolar do Município do Rio
de janeiro. Não tive a intenção de realizar uma análise
de todo o documento. Em alguns momentos privilegiei os elementos relativos
às séries que ensino (5ª à 8ª). Também
não expandi minha reflexão para uma série de instrumentos
que foram criados para o desenvolvimento do Multieducação.
Não analisei, por exemplo, a ferramenta Século XXI. Disponível
na internet, contém uma série de itens que podem ser utilizados
no trabalho de produção das identidades nas escolas. O Atlas
Escolar da Cidade do Rio de Janeiro, especialmente criado para as escolas
municipais, também fornece pontos para uma reflexão sobre
as políticas identitárias nas escolas do município.
Outros materiais também estão disponíveis para o
trabalho pedagógico e a reflexão crítica. Para uma
análise totalizante a respeito do reconhecimento da diferença
desenvolvido na rede, todos esses elementos precisam ser considerados.
Esta monografia buscou uma reflexão limitada aos elementos que
estão na base da proposta do Multieducação. |