![]() |
Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber |
|
Ano
2004 |
|
NOME: Paula Santos da Silva | Cargo: PII |
CORREIO ELETRÔNICO: paullassilva@ig.com.br | |
LOTAÇÃO: CIEP Chiquinha Gonzaga | E/8ª CRE |
JORNAL:
A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA NA FORMAÇÃO
DO ALUNO LEITOR |
|
O
presente trabalho tem por objetivo principal, discutir a importância
da formação do aluno leitor e como o jornal pode contribuir
para o desenvolvimento da leitura e da escrita. No capítulo 1, há uma reflexão sobre a relevância do tema em questão e a descrição dos principais autores que embasam este trabalho. Fizemos, no Capítulo 2, uma discussão sobre o ato de ler, questionando o que é ler, o que é leitura crítica, quais as funções da leitura, e a leitura e escrita como mecanismos específicos de conscientização, principalmente das classes populares. Já no Capítulo 3, discute-se a realidade da leitura nas classes populares e a falta de acesso aos materiais escritos, dificultando o desenvolvimento do aluno leitor, nosso maior objetivo. É analisado e debatido também a importância da seleção de variados textos do interesse do aluno de forma a possibilitar o seu envolvimento com a leitura. Reflete-se ainda, sobre a função do currículo escolar como instrumento à serviço da escola, na formação do aluno leitor. O Capítulo 4, trata sobre a crise da leitura no Brasil, fazendo um breve passeio pela história de nosso país, possibilitando-nos compreender o por quê estamos no ponto em que estamos com relação a leitura e escrita. Debate-se a relação da leitura com as condições sócio-econômicas dos indivíduos, dificultando dessa forma o acesso aos livros. Constata-se a função da censura como aparelho ideológico do estado, impondo uma educação alienante com o objetivo de manter as classes dominantes no poder. Faz-se ainda, um breve paralelo sobre a relação televisão e a leitura, concluindo-se que todas as mídias podem contribuir e muito para a formação do aluno leitor. Discute-se no Capítulo 5, o papel do professor no desenvolvimento do aluno leitor, enfatizando principalmente, o compromisso político de cada educador em busca de uma sociedade melhor. Há uma reflexão sobre a importância da formação constante do professor, e que ele mesmo, precisa ser leitor. É questionado as condições econômicas do professor para que adquira livros e conclui-se que os baixos salários , é uma forma de manter educadores mal preparados e alunos alienados para que assim, o poder se perpetue. Propõe-se que professores, para mudar este quadro, assumam uma postura de intelectuais transformadores e pesquisadores de sua prática pedagógica. O Capítulo 6 trata sobre o desenvolvimento do interesse pela leitura e escrita, com algumas sugestões de atividades. Enfatiza-se o trabalho com o jornal, sendo considerado este, um instrumento atrativo e muito rico em possibilidades de trabalho, facilitando assim, a formação do aluno leitor. Para tanto propõem-se algumas atividades com jornal, dando especial atenção a confecção do jornal da turma, sendo relatado como pode ser construído, desde a motivação inicial dos alunos, até sua impressão. Por fim, no Capítulo 7, concluímos o trabalho refletindo sobre a importância da leitura e da escrita como instrumentos poderosos de conscientização e luta contra a dominação imposta pelas classes que detêm o poder. |