Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Alcione de Fátima Ferreira da Silva Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: alcantos@bol.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Luis de Camões E/5ª CRE
 
 
O EDUCADOR CARIOCA E SEU NOVO PERFIL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI
 

O presente trabalho tem como proposta entender o comportamento do professor que atua junto às escolas municipais do município do Rio de Janeiro considerando suas dificuldades e anseios levando-se em conta as mudanças que ocorrem na sociedade brasileira devido ao fenômeno da GLOBALIZAÇAO, através da pesquisa e também da observação direta, principalmente nas escolas municipais Luís de Camões e Pará, e, utilizando também o método da pesquisa bibliográfica como embasamento teórico.
Entendendo que o Brasil faz parte de um contexto maior que se descortina a cada dia numa demonstração de inabilidade de nossos cidadãos com relação às novas tecnologias faz-se urgente um professor bem preparado e hábil para levar nossos alunos a uma total integração em suas relações sociais e atendimento ao grande dinamismo da sociedade do século XXI.
O trabalho está dividido em quatro capítulos, o primeiro capítulo tem a finalidade de compreendermos que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação alterou a sociedade e conseqüentemente, a escola, já no segundo capítulo procurei discorrer sobre uma possível solução através da adaptação de um currículo mais aberto, considerando a multiculturalidade de nossas comunidades. No terceiro capítulo, denuncio a filosofia neoliberalista, como interventora em nosso sistema educacional inclusive no que diz respeito aos gastos(reduzidos) na área de educação ampliando assim a exclusão social e, no último capítulo enfatizamos importância da mudança de posição do professor, sua real preparação para que tais intervenções políticas e econômicas não interfiram no que há de mais importante para o desenvolvimento dos alunos, a produção de conhecimentos.