Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Leila Pireda de Souza Cargo: PII
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Manoel de Abreu E/6ª CRE
 
 
SER PROFESSOR: ARTE, TÉCNICA OU PAIXÃO?
 

A maior motivação para este estudo foi o interesse pela aprendizagem humana, vivenciada pela práxis pedagógica, aliada a surpreendentes desafios cogitados pelas inéditas descobertas e modificações de o novo milênio e que demandam novas respostas. Quando mencionamos aprendizagem, nos referimos à posição daquele que aprende, o educando, e aquele que ensina, o educador, porque ensinar consiste em valioso ensejo para trocas, questionamentos e acréscimos de conhecimentos.
Durante o exercício da profissão e muitos anos trabalhando como professora-alfabetizadora, suscitou-me o interesse pela aprendizagem e desenvolvimento humanos que resultou no estímulo à investigação científica, primordial para o bom desempenho profissional.
Para responder a questão do que é ser professor: arte, técnica ou paixão? Afirmamos que no perfil do profissional da educação podemos incluir as três características. Ser professor é arte porque a todo momento lida com situações que demandam criatividade e porque toda arte resulta em uma produção bela. O estético e o belo são as conseqüências do trabalho realizado com competência. Ser professor é técnica porque exige extremo profissionalismo para manusear a instrumentalização de recursos que auxiliarão na consecução dos objetivos. Ser professor é paixão porque ensinar requer capacidade ilimitada para amar, que se repercute na doação e na troca.
Enfim, ser professor é arte, técnica e paixão porque somos sujeitos estéticos, profissionais e sensíveis. Ou seja, ser professor é o eterno fascínio pelo homem em qualquer era da história da humanidade.