Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Marcia Maria Nunes Gomes Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: civitas@ig.com.br 
 
LOTAÇÃO: CIEP Coronel Sarmento E/3ª CRE
 
 
A DIVERSIDADE EM BUSCA DA UNIDADE: COMO A ESCOLA PERCEBE O ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde 10% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência.
Várias Leis foram criadas para garantirem o direito desses indivíduos. A Constituição Federal garante a integração das crianças portadoras de deficiência na rede regular de ensino. Mas para que isso realmente se efetive é necessário que a comunidade escolar se disponha a aceitá-la.
Esta Monografia aborda as questões acima em 4 capítulos, à saber: Introdução, analisa a importância do atendimento escolar oferecido ao aluno portador de necessidade educativa especial; o Capítulo I procura desmistificar a excepcionalidade ou deficiência, traduzindo-a em necessidade educativa especial; o Capitulo II descreve depoimentos e experiências do cotidiano de pessoas que convivem com crianças portadoras de deficiência na escola e exalta a capacidade de superação de obstáculos vividos pelas pessoas portadoras de deficiência; o Capítulo III realiza um paralelo entre o movimento de integração e inclusão escolar. E, finalmente, sinaliza a importância de introduzir alunos no exercício da cidadania em busca de uma educação de qualidade.