Segundo
a Organização Mundial da Saúde 10% da população
brasileira é portadora de algum tipo de deficiência.
Várias Leis foram criadas para garantirem o direito desses indivíduos.
A Constituição Federal garante a integração
das crianças portadoras de deficiência na rede regular de
ensino. Mas para que isso realmente se efetive é necessário
que a comunidade escolar se disponha a aceitá-la.
Esta Monografia aborda as questões acima em 4 capítulos,
à saber: Introdução, analisa a importância
do atendimento escolar oferecido ao aluno portador de necessidade educativa
especial; o Capítulo I procura desmistificar a excepcionalidade
ou deficiência, traduzindo-a em necessidade educativa especial;
o Capitulo II descreve depoimentos e experiências do cotidiano de
pessoas que convivem com crianças portadoras de deficiência
na escola e exalta a capacidade de superação de obstáculos
vividos pelas pessoas portadoras de deficiência; o Capítulo
III realiza um paralelo entre o movimento de integração
e inclusão escolar. E, finalmente, sinaliza a importância
de introduzir alunos no exercício da cidadania em busca de uma
educação de qualidade. |