O
estudo aqui encerrado significa apenas um começo para novas abordagens
sobre a criança e a televisão. Os objetivos propostos na
idealização desta pesquisa que foram o de entender como
as crianças em idade escolar vêem televisão e de mostrar
alguns exemplos de como a televisão pode ser útil na sala
de aula foram cumpridos.
O desenvolvimento do trabalho contou com muita empolgação,
curiosidade e pesquisa, vislumbrando desvendar dois universos tão
comentados, mas que sempre terão a necessidade de estudo, por serem
ricos em detalhes e mistérios: o mundo infantil e a televisão.
Os dados e idéias coletados mostraram que é possível
educar para a mídia sem susto, e ainda aproveitar os recursos físicos
que o aparelho oferece para enriquecer e tornar mais eficaz a transmissão
de conteúdos e valores na escola. Podemos diferenciar, com clareza,
a evolução técnica dos meios de comunicação
do uso que dela o homem faz para transmitir o que lhe convém. Assim
tornou-se evidente que a missão da escola do novo milênio
está em entender e mostrar aos seus alunos que o que se vê
na TV pode e deve ser questionado. E hoje em dia, com o crescimento da
TV interativa, quem sabe até modificado. Afinal, a audiência
é o que vale.
Fica a sugestão do trabalho com a televisão, como algo proveitoso
e interessante. Na verdade, todos os aspectos abordados no decorrer do
trabalho, possuem mais de uma vertente e merecem ser analisados em diversas
oportunidades. E uma das formas mais ricas de abordagem desse assunto
é o trabalho prático, concreto, que lida diretamente com
pessoas, sem intermediários. Por isso, procuramos despertar em
educadores a consciência de que podemos fazer da televisão
um meio de comunicação que ofereça mais educação
do que manipulação. Isso só pode começar na
escola. Comprovando tal informação, encontramos em anexo
um documento redigido por professores, denominado Carta para o Século
XXI. |