Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio,Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Vanice Maria Sanchez Mattos Silva Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: vanice.sanchez@globo.com 
 
LOTAÇÃO: E.M. Ordem e Progresso E/3ª CRE
 
 
A ESCOLA DO NOVO MILÊNIO: E AGORA PROFESSOR?
 

O estudo aqui encerrado significa apenas um começo para novas abordagens sobre a criança e a televisão. Os objetivos propostos na idealização desta pesquisa que foram o de entender como as crianças em idade escolar vêem televisão e de mostrar alguns exemplos de como a televisão pode ser útil na sala de aula foram cumpridos.
O desenvolvimento do trabalho contou com muita empolgação, curiosidade e pesquisa, vislumbrando desvendar dois universos tão comentados, mas que sempre terão a necessidade de estudo, por serem ricos em detalhes e mistérios: o mundo infantil e a televisão.
Os dados e idéias coletados mostraram que é possível educar para a mídia sem susto, e ainda aproveitar os recursos físicos que o aparelho oferece para enriquecer e tornar mais eficaz a transmissão de conteúdos e valores na escola. Podemos diferenciar, com clareza, a evolução técnica dos meios de comunicação do uso que dela o homem faz para transmitir o que lhe convém. Assim tornou-se evidente que a missão da escola do novo milênio está em entender e mostrar aos seus alunos que o que se vê na TV pode e deve ser questionado. E hoje em dia, com o crescimento da TV interativa, quem sabe até modificado. Afinal, a audiência é o que vale.
Fica a sugestão do trabalho com a televisão, como algo proveitoso e interessante. Na verdade, todos os aspectos abordados no decorrer do trabalho, possuem mais de uma vertente e merecem ser analisados em diversas oportunidades. E uma das formas mais ricas de abordagem desse assunto é o trabalho prático, concreto, que lida diretamente com pessoas, sem intermediários. Por isso, procuramos despertar em educadores a consciência de que podemos fazer da televisão um meio de comunicação que ofereça mais educação do que manipulação. Isso só pode começar na escola. Comprovando tal informação, encontramos em anexo um documento redigido por professores, denominado Carta para o Século XXI.