A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador

Ano 2002
 
NOME: Maria Francisca Mendes Cargo: PII
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Luiz Delfino E/2ª CRE
 
 
A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO: DESAFIOS PARA O EDUCADOR
 

A intenção deste trabalho, é estabelecer um diálogo com meus companheiros educadores no sentido de refletir sobre a inclusão enquanto processo essencial na vida das crianças, de suas famílias e dos próprios professores na relação que estabelecem dentro e fora do ambiente escolar. Também procuro pensar sobre o valor da fala da criança como organizadora de seu pensamento e como significativa ao processo de inserção.
Falar de inclusão implica, necessariamente, em falar de acolhimento. Ao longo de minha experiência profissional, procuro transformar a sala de aula em um espaço acolhedor, centrado na alegria e no diálogo. Algumas questões pontuam esse caminhar cotidiano: conceitos de criança e de infância; as trocas de experiências em sala de aula; a participação das famílias como parceiros indispensáveis; e o compromisso que envolve o fazer, na legitimação de uma sociedade plural.