![]() |
A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador |
|
Ano
2002 |
|
NOME: Roseli Marianna dos Santos Souto | Cargo: PI |
CORREIO ELETRÔNICO: rmarianna@globo.com | |
LOTAÇÃO: E.M. Milton Campos | E/8ª CRE |
INCLUSÃO/EXCLUSÃO:
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGEM UMA VIA DE INCLUSÃO
POSSÍVEL PARA EXCLUÍDOS REAIS |
|
O
presente trabalho discute a temática da inclusão aqui pensada
amplamente, aluno/escola/mundo considerando o espaço da sala de
aula e as interações dos alunos-sujeitos nesse espaço
de interlocução onde ocorrem práticas de organização,
de currículo e de afetividades que impregnam o pedagógico,
reconhecendo a sala de aula como um local de produção de
significados que influencia na constituição de subjetividades.
Para isso, analiso as estratégias utilizadas pelos alunos em defasagem
idade-série, atendidos pelo Programa de Aceleração
de Aprendizagem, estudando as possibilidades do sucesso escolar a partir
da dimensão da inclusão, tendo como enfoque principal o
olhar dos alunos que fazem parte do Programa nestas duas turmas. |