Ação Cultural na Escola
 

A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador

Ano 2002
 
NOME: Vandeia Lucio Ramos Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: vandeiaramos@ig.com.br 
 
LOTAÇÃO: CIEP Procópio Ferreira E/3ª CRE
 
 
RECONSTRUINDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR COMPLEXO
 

Neste trabalho perpassou o seguinte pressuposto: ele é uma tentativa de fazer com que o trabalho intelectual seja um trabalho coletivo(Faundez e Freire,1985, p. 11-12) e dialógico, pois ele está carregado não só da intelectualidade, mas também de emoção, da própria vida. (ibid, p. 23)
É um trabalho em parceria entre alunos e alunas, com/entre as professoras da escola, com/entre diferentes autores, que dialogam pela inserção de nossas crianças numa cultura mais humana, em que os direitos de nossos alunos e alunas sejam melhor respeitados e os deveres da escola melhor cumpridos.
É uma luta permanente pela democratização do acesso ao saber, ao poder. É utilizar a educação para que todos tenham acesso às construções históricas de seu povo, às regras que regem este podo, de modo a controlá-las e refazê-las, para servirem as seus interesses também, e não apenas de um grupo. É participar da construção de sua própria história.