Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio, Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Marilene de Carvalho Cargo: PII
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Professor Augusto Motta E/4ª CRE
 
 
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
 

Este trabalho trata do tema Gestão Democrática Participativa da Educação, tendo como as objetivos mostrar mudanças ocorridas de uma gestão tradicional para uma gestão participativa, na política e administração educacional brasileira, tornando-se, assim, a gestão democrática da escola, como ponto de partida para uma mudança qualitativa do ensino público, analisando as dificuldades de sua implantação-cultura autoritária do ensino, ausência de recursos financeiros, desmotivação de professores e a falta de uma estrutura que favoreça a participação dos pais, entre outros fatores. Vêm também mostrar quais as possibilidades que os sujeitos – alunos, professores, pais, funcionários, representantes da comunidade e diretoria – têm de participar na gestão da escola. Para que a escola se faça realmente pública, consideramos imprescindível a criação de mecanismos que a tornem democrática. Por esse caminho, pais, alunos, professores e diretores poderão deliberar em conjunto como deve ser a escola hoje, para assim atender às reais necessidades de seus educandos. Dessa forma, o ensino poderá se tornar de fato o que deve ser: um instrumento para a construção e defesa da cidadania.