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A Escola no Novo Milênio, Desafios para o Professor |
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Ano
2001 |
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NOME: Marilene de Carvalho | Cargo: PII |
LOTAÇÃO: E.M. Professor Augusto Motta | E/4ª CRE |
GESTÃO
DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA |
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Este trabalho trata do tema Gestão Democrática Participativa da Educação, tendo como as objetivos mostrar mudanças ocorridas de uma gestão tradicional para uma gestão participativa, na política e administração educacional brasileira, tornando-se, assim, a gestão democrática da escola, como ponto de partida para uma mudança qualitativa do ensino público, analisando as dificuldades de sua implantação-cultura autoritária do ensino, ausência de recursos financeiros, desmotivação de professores e a falta de uma estrutura que favoreça a participação dos pais, entre outros fatores. Vêm também mostrar quais as possibilidades que os sujeitos – alunos, professores, pais, funcionários, representantes da comunidade e diretoria – têm de participar na gestão da escola. Para que a escola se faça realmente pública, consideramos imprescindível a criação de mecanismos que a tornem democrática. Por esse caminho, pais, alunos, professores e diretores poderão deliberar em conjunto como deve ser a escola hoje, para assim atender às reais necessidades de seus educandos. Dessa forma, o ensino poderá se tornar de fato o que deve ser: um instrumento para a construção e defesa da cidadania. |