Ação Cultural na Escola
 

A Escola no Novo Milênio, Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Shirley Barros Cabral Cargo: si
 
 
LOTAÇÃO: E.M. Comunidade de Vargem Grande E/7ª CRE
 
 
A ESCOLA QUE TEMOS É A ESCOLA QUE QUEREMOS
 

Comparando dados estatísticos sobre evasão e repetência, acreditamos realmente, em que a qualidade da Escola no Novo Milênio deve estar baseada na capacidade de seus alunos caminharem por conta própria na busca do conhecimento, no exercício da ética e da cidadania e cremos que a melhor maneira de se adquirir estas práticas é numa escola que trabalha com o Método de Projetos e com as Oficinas, onde todos participam desta construção de qualidade e de um mundo realmente muito melhor, pois o homem deste século tem que estar de bom humor, gostar do que faz para poder criar, operar e inventar, recriar, já que as idéias e as técnicas mudam a uma velocidade incrível, mudando rapidamente as máquinas, o trabalho, o emprego e o mercado de trabalho.
Nossa escola está sempre criando, estimulando os alunos nesta criação, mediando sempre a aprendizagem, valorizando e sendo valorizada pelos alunos e pela comunidade local.
Num mundo globalizado tudo muda rápido, surgem novas empresas, novas concorrências, novas profissões, novas formas de trabalho. E não só alunos, como também os professores devem estar preparados para isto. Estar abertos às novas decisões, resolver os problemas que vão surgindo, e que são naturais, quando constantemente se busca o novo.
Professores e alunos têm hoje uma enorme quantidade de informações que terão que ser escolhidas, selecionadas, classificadas, com muito mais freqüência. E temos que ter a flexibilidade para aceitar estas mudanças, para novas estruturas de pensamento e ação.
Cada vez mais se vê a necessidade do trabalho em equipe, em cooperação, um ajudando ao outro na execução da tarefa, pensando e agindo em conjunto, para serem capazes de dominar o conhecimento, a tecnologia e operar os equipamentos disponíveis.