Ação Cultural na Escola
 

Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Claudia Mara de Amorim Cabral Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: espirulina@ig.com.br 
 
LOTAÇÃO: E.M. Mário de Andrade E/2ª CRE
 
 
CIDADANIA - CONSCIÊNCIA CRÍTICA
 

O trabalho aborda à questão da cidadania vista por diversos ângulos e a sua trajetória histórica a partir do pensamento liberal até o mundo contemporâneo.
Também é feita uma análise sobre a relação da cidadania com a educação e como esta relação se apresenta no Brasil.
Em outro momento, é feita uma exposição sobre como a questão da cidadania está sendo vinculada nas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro, enfatizando a importância da gestão democrática, que é um exercício de cidadania, fundamental para o avanço da sociedade que planeja ser mais justa e igualitária. Tal exercício será desenvolvido a partir da prática pedagógica e pelo trabalho coletivo realizado nas escolas, possibilitando assim, que a consciência crítica aflore de maneira autêntica, humana e pura. E desta maneira se alcance a cidadania plena.