Ação Cultural na Escola
 

Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Sonia Maria Cerqueira Pierucci Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: sonanteus@yahoo.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Barão de Macahubas E/3ª CRE
 
 
A ÉTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
 

Esta monografia se constitui em um estudo, no qual foram consideradas as questões quanto à escola ser a única responsável pela formação ética do aluno e quanto a formação do educando ser baseada em regras ou princípios. As perguntas foram respondidas a partir da visão do educador, na sociedade brasileira.
O trabalho levou em consideração a legitimidade da ética e da moral na formação do cidadão. Considerando-se a educação não tem sentido se não está comprometida com a ética.
O educador necessita tomar consciência profissional na sua dimensão holística, interativa e ecológica. E a escola pode ser considerada como uma comunidade educativa formada por alunos, pais, professores e funcionários. A escola organiza-se de modo a criar condições para reflrxões individuais e coletivas. O profissional de educação reafirma a necessidade de uma concepção profissional reflexiva, assim como pode ser a escola e a comunidade educativa. Os pais necessitam ter uma visão global da sociedade e credibilidade nos seus valores. Educadores e pais necessitam estar consciêntes do que querem, pois cada um desempenha um papel na formação ética dos seus alunos.
A educação pressupõe perspectivas para o futuro e com a falta de perspectiva não há ideais, nem projetos de vida, portanto não há ética e conseqüentemente não há moral.