Esta
monografia se constitui em um estudo, no qual foram consideradas as questões
quanto à escola ser a única responsável pela formação
ética do aluno e quanto a formação do educando ser
baseada em regras ou princípios. As perguntas foram respondidas
a partir da visão do educador, na sociedade brasileira.
O trabalho levou em consideração a legitimidade da ética
e da moral na formação do cidadão. Considerando-se
a educação não tem sentido se não está
comprometida com a ética.
O educador necessita tomar consciência profissional na sua dimensão
holística, interativa e ecológica. E a escola pode ser considerada
como uma comunidade educativa formada por alunos, pais, professores e
funcionários. A escola organiza-se de modo a criar condições
para reflrxões individuais e coletivas. O profissional de educação
reafirma a necessidade de uma concepção profissional reflexiva,
assim como pode ser a escola e a comunidade educativa. Os pais necessitam
ter uma visão global da sociedade e credibilidade nos seus valores.
Educadores e pais necessitam estar consciêntes do que querem, pois
cada um desempenha um papel na formação ética dos
seus alunos.
A educação pressupõe perspectivas para o futuro e
com a falta de perspectiva não há ideais, nem projetos de
vida, portanto não há ética e conseqüentemente
não há moral. |