O
presente trabalho tem por objetivo demonstrar a influência da postura
assumida pelo Administrador Escolar na motivação da equipe
de trabalho para a utilização das novas tecnologias na Instituição
de Ensino. A escola presta um serviço especializado à sociedade
e precisa ser administrada, de forma a conduzir as atividades ali desenvolvidas.
Pessoas, relações interpessoais, motivação,
trabalho e utilização de tecnologias constituem o tema deste
trabalho.
Através de pesquisa bibliográfica aliada à experiência
prática, demonstra-se como a postura do Administrador Escolar pode
influenciar na motivação para o trabalho e a busca da inovação
dentro da Unidade Escolar. Estes são verdadeiros desafios a serem
vencidos na busca do sucesso em nossas escolas, onde não se escolhe
a pessoa com quem vai se trabalhar.
Dão corpo ao trabalho uma visão da Administração
de Empresas, posturas administrativas a serem assumidas, motivação
humana, Administração Escolar e novas tecnologias, levando
o administrador a ver que a organização pela qual ele é
responsável, é única e as condições
de sua existência específicas, que as soluções
para os seus problemas dependem da sua realidade, sendo o conhecimento
teórico apenas um dos vários aspectos da sua capacidade
administrativa.
A postura do administrador, sua filosofia de trabalho, suas atitudes e
formas de decisões, reflete-se no andamento do trabalho. Assim
sendo, não existe uma só forma de administrar. O objetivo
do trabalho é contribuir no exercício da função
do Administrador Escolar, levando-o a refletir e a rever sua prática
diária de atuação, levá-lo a assumir práticas
inovadoras de gestão participativa, caminho para a mudança
fundamentada.
Do acima exposto,surge o problema objeto de estudo desta pesquisa teórica:
Existe relação entre a postura do Administrador Escolar
com a motivação da equipe de trabalho para a utilização
das novas tecnologias? |