A
escola de amanhã precisa ser construída desde já,
com a utilização dos mais novos recursos tecnológicos,
o professor precisa ter uma nova visão, com novos anseios, ou seja,
pensar na integração das tecnologias com a educação,
isso implica em conhecer o novo, e principalmente se apropriar do novo.
O processo de globalização da informação vem
preocupando educadores e pesquisadores. As chamadas novas tecnologias
têm colocado os métodos tradicionais no banco dos réus.
Como continuar utilizando antigos métodos de trabalho com tantas
inovações?
Atualmente recebe-se tanta informação fora da escola, por
meio das diversas mídias e com velocidades alucinantes, que está
cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos
em aulas convencionais.
A necessidade de remodelar cursos e métodos de ensino existe em
função de facilitar a missão de educar além
de tornar o processo muito mais dinâmico e motivador.
Recursos audiovisuais, computadores e Internet, queiram ou não,
já é uma realidade para muitos alunos, pois em muitas tarefas
do cotidiano, já se torna indispensável o uso desses recursos
tecnológicos.
Os estudos feitos sobre informática educacional, direcionam-se
para um caminho que precisa ser muito percorrido ainda, o caminho que
leva para o desenvolvimento pleno de alunos. É observado nesses
estudos que a informática educacional de maneira geral é
ainda um caminho que poucos se atrevem a percorrer, por medo do novo,
por insegurança ou por não ousar mesmo.
Neste trabalho o objetivo maior é o de proporcionar aos alunos
um recurso novo e eficaz, capaz de desenvolver uma criança dinamicamente,
respeitando as diferenças individuais.
Aqui estarão relatados maneiras de como poderemos desenvolver em
nossos alunos o senso crítico, aumentando a auto-estima, e principalmente
respeitando as individualidades e necessidade de cada educando, através
dos recursos tecnológicos.
Apesar das dificuldades que aparecerão, pois este não é
um processo fácil, a recompensa poderá ser verifica ao fim
de cada trabalho realizado, e é isto que esses estudos irão
demonstrar, os benefícios que a informática educacional
pode realmente oferecer aos alunos.
Enfim, é necessário que essa pesquisa só venha a
acrescentar ao nosso processo de ensino aprendizagem, tornando a escola
um lugar atrativo e motivador, que permita o pleno desenvolvimento de
todos. Neste trabalho poderá ser verificada a importância
da informática , principalmente pelo grande estímulo psicológico
que o computador pode oferecer aos educandos, onde todo o trabalho deverá
ser desenvolvido com uma concepção construtiva, onde o aluno
irá interagir com o computador e através deste como meio. |