A Escola no Novo Milênio, Desafios para o Professor

Ano 2001
 
NOME: Angelica Pacheco de Souza de Farias Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: hangel@gbl.com.br
 
LOTAÇÃO: CIEP Zumbi dos Palmares E/6ª CRE
 
 
TECNOLOGIAS DA ESCOLA DO AMANHÃ, DESAFIOS DO PRESENTE
 

A escola de amanhã precisa ser construída desde já, com a utilização dos mais novos recursos tecnológicos, o professor precisa ter uma nova visão, com novos anseios, ou seja, pensar na integração das tecnologias com a educação, isso implica em conhecer o novo, e principalmente se apropriar do novo.
O processo de globalização da informação vem preocupando educadores e pesquisadores. As chamadas novas tecnologias têm colocado os métodos tradicionais no banco dos réus. Como continuar utilizando antigos métodos de trabalho com tantas inovações?
Atualmente recebe-se tanta informação fora da escola, por meio das diversas mídias e com velocidades alucinantes, que está cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos em aulas convencionais.
A necessidade de remodelar cursos e métodos de ensino existe em função de facilitar a missão de educar além de tornar o processo muito mais dinâmico e motivador.
Recursos audiovisuais, computadores e Internet, queiram ou não, já é uma realidade para muitos alunos, pois em muitas tarefas do cotidiano, já se torna indispensável o uso desses recursos tecnológicos.
Os estudos feitos sobre informática educacional, direcionam-se para um caminho que precisa ser muito percorrido ainda, o caminho que leva para o desenvolvimento pleno de alunos. É observado nesses estudos que a informática educacional de maneira geral é ainda um caminho que poucos se atrevem a percorrer, por medo do novo, por insegurança ou por não ousar mesmo.
Neste trabalho o objetivo maior é o de proporcionar aos alunos um recurso novo e eficaz, capaz de desenvolver uma criança dinamicamente, respeitando as diferenças individuais.
Aqui estarão relatados maneiras de como poderemos desenvolver em nossos alunos o senso crítico, aumentando a auto-estima, e principalmente respeitando as individualidades e necessidade de cada educando, através dos recursos tecnológicos.
Apesar das dificuldades que aparecerão, pois este não é um processo fácil, a recompensa poderá ser verifica ao fim de cada trabalho realizado, e é isto que esses estudos irão demonstrar, os benefícios que a informática educacional pode realmente oferecer aos alunos.
Enfim, é necessário que essa pesquisa só venha a acrescentar ao nosso processo de ensino aprendizagem, tornando a escola um lugar atrativo e motivador, que permita o pleno desenvolvimento de todos. Neste trabalho poderá ser verificada a importância da informática , principalmente pelo grande estímulo psicológico que o computador pode oferecer aos educandos, onde todo o trabalho deverá ser desenvolvido com uma concepção construtiva, onde o aluno irá interagir com o computador e através deste como meio.