A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador

Ano 2002
 
NOME: Adelina Teresa Pizzino De Luca Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: adelinat@ig.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Levy Neves E/3ª CRE
 
 
INFORMÁTICA COMO AUXILIAR DA EDUCAÇÃO E COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO
 

Este trabalho relata um pouco da luta de um educador em busca de uma educação inclusiva e cidadã para nossa clientela carente, e portanto, a busca por uma educação de qualidade e democrática no município do Rio de Janeiro.
Os objetivos que originaram o desenvolvimento deste trabalho, ao longo dos anos, entre outros foram:·Enriquecer a Escola Pública de outras ferramentas e tecnologias a fim de promover uma educação de qualidade.
Aperfeiçoar nossos educadores para que eles se apropiassem de mais uma tecnologia educacional a fim de motivar os alunos a exercitarem a cidadania na busca da informação, na construção do conhecimento e na transformação do próprio indivíduo, possibilitando o desenvolvimento de hábitos, atitudes, auto-estima, competências e habilidades que interferirão na melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
A fim de atingir os objetivos, o educador em questão traçou metas, montou um projeto O Computador em Auxílio ao Ensino- Combate ao Analfabetismo Funcional e Formação do Cidadão.. Buscou parcerias dentro e fora da U.E.(recursos humanos e materiais) para viabilizá-lo e organizou atividades internas, para arrecadação de recursos financeiros, com a finalidade de promover o desenvolvimento e a manutenção do referido projeto, envolvendo professores, pais e alunos.