A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador

Ano 2002
 
NOME: Maria Beatriz Loureiro de Macêdo Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: maria.beatriz@globo.com
 
LOTAÇÃO: E.M. Fernando Azevedo E/10ª CRE
 
 
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
 

Este trabalho mostra algumas possibilidades de utilização do computador como facilitador do processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos com dificuldades de aprendizagem. Tendo como embasamento teórico os estudos de Piaget e de Vygotsky, o presente trabalho faz um estudo de como a aprendizagem se processa, para chegar a dificuldades de aprendizagem. Detendo-se nas dificuldades apresentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, o trabalho mostra as vantagens do uso do computador para facilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático do aluno. Através do estudo das filosofias que regem o uso do computador com fins educacionais, analisa as principais modalidades de softwares educativos. Por fim, o trabalho apresenta uma série de softwares existentes no mercado, concebidos para o ensino-aprendizagem da matemática.