Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Hélcio Gurgel de Amorim Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: helciogurgel@bol.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Rubens de Farias Neves E/9ª CRE
 
 
DO SABER DE VER, AO SABOR DA IMAGEM. O VÍDEO NA SALA DE AULA. A DEMOCRATIZAÇÃO DA IMAGEM CONTEMPORÂNEA
 

Esse trabalho vem preencher uma lacuna para aqueles que acreditam na Educação através do vídeo. Devido a escacez de material bibliográfico, ao tema em questão, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área são imensuráveis. Desde a uestão curricular da disciplina Vídeo (novas tecnologias educacionais), até o equipamento digital de última geração, passando pelo currículo escolar.
A abordagem da linguagem em sala de aula, apontada neste trabalho, é fruto de conhecimento adquirido nos últimos três anos (2001/2003). Tudo o que foi pesquisado,discutido e colacado em prática, aparece contextualizado nessas páginas.
Afirmativamente, a linguagem do vídeo é fonte de aprendizagem a leitura crítica da realidade contemporânea; produz no aluno, a sua integração e responsabilidade social como cidadão participativo de sua comunidade. Desenvolve uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a sua própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética e de gênero.
Em nós educadopres, do século XXI, a percepção que a tela do visor da câmera, ou da TV nos transmite, é uma fonte inesgotável de criação e aprendizagem. Não existe a possibilidade de acomodação, repetição de conteúdo, ou o preço a pagar será elevado.
As reflexões aqui apresentadas, não esgotam e tampouco explicam definitivamente os pontos que constituem a atividade de vídeo em sala de aula; elas devem prosseguir para propiciar novas discussões, respondendo a um número cada vez maior de questionamentos que, sem dúvida, em função da crescente demanda que se faz desta atividade.
Esse trabalho propõe uma tentativa de roteiro, para que outros professores possam desenvolver o vídeo como atividade, em sala de aula.
Por fim, quero colocar o meu depoimento pessoal de como essa linguagem se apoderou de mim, chegando sorrateiramente, até virar um verdadeiro caso de vida; despertando vontades escondidas de ensinar e aprender, para a melhor construção de um processo educacional.