Esse
trabalho vem preencher uma lacuna para aqueles que acreditam na Educação
através do vídeo. Devido a escacez de material bibliográfico,
ao tema em questão, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais
da área são imensuráveis. Desde a uestão curricular
da disciplina Vídeo (novas tecnologias educacionais), até
o equipamento digital de última geração, passando
pelo currículo escolar.
A abordagem da linguagem em sala de aula, apontada neste trabalho, é
fruto de conhecimento adquirido nos últimos três anos (2001/2003).
Tudo o que foi pesquisado,discutido e colacado em prática, aparece
contextualizado nessas páginas.
Afirmativamente, a linguagem do vídeo é fonte de aprendizagem
a leitura crítica da realidade contemporânea; produz no aluno,
a sua integração e responsabilidade social como cidadão
participativo de sua comunidade. Desenvolve uma relação
de autoconfiança com a produção artística
pessoal, relacionando a sua própria produção com
a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética e
de gênero.
Em nós educadopres, do século XXI, a percepção
que a tela do visor da câmera, ou da TV nos transmite, é
uma fonte inesgotável de criação e aprendizagem.
Não existe a possibilidade de acomodação, repetição
de conteúdo, ou o preço a pagar será elevado.
As reflexões aqui apresentadas, não esgotam e tampouco explicam
definitivamente os pontos que constituem a atividade de vídeo em
sala de aula; elas devem prosseguir para propiciar novas discussões,
respondendo a um número cada vez maior de questionamentos que,
sem dúvida, em função da crescente demanda que se
faz desta atividade.
Esse trabalho propõe uma tentativa de roteiro, para que outros
professores possam desenvolver o vídeo como atividade, em sala
de aula.
Por fim, quero colocar o meu depoimento pessoal de como essa linguagem
se apoderou de mim, chegando sorrateiramente, até virar um verdadeiro
caso de vida; despertando vontades escondidas de ensinar e aprender, para
a melhor construção de um processo educacional.
|