Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Angela dos Santos Araújo Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: asantos22@ig.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Vicente Licínio Cardoso E/1ª CRE
 
 
FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR ATRAVÉS DO USO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA
 

O presente Trabalho aborda o tema da construção do aluno leitor através do uso da tecnologia educacional, especificamente a informática educativa, objetivando a ressignificaçâo entre a teoria e a prática dos professores do Município do Rio de Janeiro.
Na primeira parte, é abordado o problema que originou o trabalho, assim como, sua justificativa, metodologia e os pressupostos teóricos que delimitaram o viés da pesquisa.
A segunda parte do trabalho consta da fundamentação teórica, que apresenta os conceitos de leitura, de leitura na era da informatização da sociedade, de leitura com compreensão, da alfabetização, e papel do professor educador como mediador desse processo. São apresentadas estratégias do ensino da leitura, além das formas de utilização do computador na escola, buscando alternativas para sua implantação nas unidades escolares da rede municipal de ensino do Município do Rio de Janeiro.
Em suas considerações finais, o trabalho procura enfatizar que o ensino da leitura é possível com o uso dos computadores e o contato com diferentes mídias poderá potencializar o processo de ensino e aprendizagem.