Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Cátia Regina Gutman Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: gutman@uol.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho
E/7ª CRE
 
 
IMAGENS ESPECIAIS
 

O trabalho discute o uso da mídia numa classe especial de alunos com Retardo Mental, considerando a inclusão destes na comunidade escolar e seus saberes aprendidos no meio em que vivem.
A reflexão sobre o uso da imagem e a participação ativa de seus protagonistas, apoiou-se na construção do conhecimento teórico da práxis da pesquisa aqui apresentada. Pesquisa/ação existencial, que não espera alcançar um resultado, mas sobretudo poder teorizar o próprio processo de ação.
Procurando dividir como professora/agente a minha percepção do mundo e dos alunos especiais. Apoiando-se e ao mesmo tempo libertando-me da emoção vivida na prática. Um ritual de passagem do cotidiano escolar nas suas limitações, mas sobretudo do que foi realizado.
O trabalho desenvolveu-se e continuará se desenvolvendo, com outras ações no uso da mídia, em uma escola situada, numa área carente, na comunidade Cidade de Deus, e teve como principal levantamento a ação dos alunos especiais na sua comunidade, levando à escola à sua morada, seu barraco, sua casa. Expondo seu mundo particular e seu orgulho de morar ali.
A contribuição deste trabalho consiste em vislumbrar o que nosso aluno carrega como experiência e saberes da cultura em que está inserido, fazendo com que a escola e seus professores não esqueçam de ver e de se engajar numa procura por um olhar através dos muros, muitas vezes invisíveis, impostos por nossa cultura excludente.