![]() |
Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber |
|
Ano
2004 |
|
NOME: Kátia Martins Cordeiro | Cargo: PI |
CORREIO ELETRÔNICO: calebamigo@ig.com.br | |
LOTAÇÃO:
E.M. Gal. João Mendonça Lima |
E/7ª CRE |
ESCOLA
ANALÓGICA X ALUNO DIGITAL - A SOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO
DA APRENDIZAGEM LINEAR AO HIPERTEXTO |
|
Nosso
primeiro contato com o "mundo" é sem dúvida a
família que trás em seu bojo o saber que lhe foi conferido
através das gerações. Este saber sistematizado, iniciado
nas relações familiares, encontra na escola sua continuidade,
diria mesmo sua cumplicidade. È na escola que o indivíduo
se torna mais perfeitamente um produto do meio, pois a ela cabe reforçar
a massificação do saber, restringindo e cerceando as idéias.
Nesta escola, o papel do professor é discorrer sobre sua disciplina
(o seu saber) e não interagir com o seu receptor (aluno), que na
acepção exata da palavra recebe o saber e o reproduz sem
"pensar", "agir" ou decodificar o que lhe é
transmitido. A escola, entendida aqui como veículo da aprendizagem
linear, aposta num futuro incerto, imperceptível para o aluno,
aluno que não percebe mais as divisões lineares dos tempos
"passado" e "futuro". |