Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Laura Eleonora Lo Surdo Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: laura.eleonora@terra.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes
E/4ª CRE
 
 
A TECNOLOGIA E O MEIO AMBIENTE - UMA PARCERIA QUE PODE DAR CERTO
 

O objetivo do trabalho consiste na tentativa de tessitura do conhecimento através do uso de trabalhos de campo nas disciplinas de Geografia e Biologia, com o objetivo de levar o aluno do ensino fundamental a compreender in loco algumas questões ambientais, isto porque acredito que para entender estes ecossistemas locais, temos que “vivê-los”, senti-los.
Parte do pressuposto de que a melhoria da qualidade de vida em nosso espaço/tempo, ou seja, no nosso cotidiano, depende, dentre outros fatores, da melhoria das nossas aulas e de um proposta de trabalho que utilize cada vez mais a transdisciplinaridade, para podermos ensinar o respeito e importância da preservação do meio ambiente.
Pensando neste grande Rede Mundial, vejo a escola também como uma Rede, havendo uma grande interligação entre as disciplinas. Nossos alunos poderiam “navegar por estes mares”, captando a visão de um todo como fosse um grande hipertexto, não importando o não controle que pudéssemos ter sobre ele.
Logo este trabalho tem como objetivo principal favorecer uma pedagogia que se baseia na experiência vivencial, ou seja, o aluno aprende por experiência.
Dessa forma, o aluno tece seu próprio conhecimento em interação com os colegas, professores e com o mundo que o rodeia.
Objetivo final será transformar todo material visto e analisado em uma revista viva ou seja, em uma revista construída pelos próprios alunos em um laboratório de informática com todas as análises concluídas em salas de aula por todos os professores que abraçaram este trabalho.