O
objetivo do trabalho consiste na tentativa de tessitura do conhecimento
através do uso de trabalhos de campo nas disciplinas de Geografia
e Biologia, com o objetivo de levar o aluno do ensino fundamental a compreender
in loco algumas questões ambientais, isto porque acredito que para
entender estes ecossistemas locais, temos que “vivê-los”,
senti-los.
Parte do pressuposto de que a melhoria da qualidade de vida em nosso espaço/tempo,
ou seja, no nosso cotidiano, depende, dentre outros fatores, da melhoria
das nossas aulas e de um proposta de trabalho que utilize cada vez mais
a transdisciplinaridade, para podermos ensinar o respeito e importância
da preservação do meio ambiente.
Pensando neste grande Rede Mundial, vejo a escola também como uma
Rede, havendo uma grande interligação entre as disciplinas.
Nossos alunos poderiam “navegar por estes mares”, captando
a visão de um todo como fosse um grande hipertexto, não
importando o não controle que pudéssemos ter sobre ele.
Logo este trabalho tem como objetivo principal favorecer uma pedagogia
que se baseia na experiência vivencial, ou seja, o aluno aprende
por experiência.
Dessa forma, o aluno tece seu próprio conhecimento em interação
com os colegas, professores e com o mundo que o rodeia.
Objetivo final será transformar todo material visto e analisado
em uma revista viva ou seja, em uma revista construída pelos próprios
alunos em um laboratório de informática com todas as análises
concluídas em salas de aula por todos os professores que abraçaram
este trabalho.
|