O
computador é a máquina da informação e da
comunicação. Ele possibilita tanto a troca de informações,
quanto à comunicação entre as pessoas estreitando
laços, estimulando assim a troca de idéias.
O aluno hoje em parceria com o professor e a Informática Educativa
aprende a desenvolver autonomia, reflexão, cooperação
e criatividade. Embora nem todos tenham acesso ao uso do computador, o
que foi evidenciado no transcorrer do relato do capítulo II deste
estudo, não quer dizer que fiquem excluídos de uma diferente
forma de aprender, pois cabe ao educador disponibilizar esse meio, usando
a criatividade para que os alunos possam participar de uma experiência
inovadora. Ao descrevê-la pudemos comprovar a admiração
que o uso do computador de “brincar” trouxe às crianças
de Educação Infantil.
Gostaríamos de ressaltar: este estudo mostra a importância
do uso do computador no contexto da Educação Infantil. Mesmo
naquelas escolas onde não existem um ambiente informatizado concreto,
é possível simular situações criativas para
que as crianças, ainda que de forma lúdica, possam viver
o processo da aprendizagem por meio da “máquina”. Talvez
esta perspectiva seja um tanto sonhadora por parte de educadores comprometidos
com a aprendizagem crítica e inovadora, mas não podemos
deixar de recomendar às escolas públicas a adoção
de tais medidas, diante de tudo que pudemos observar.
Podemos então inferir que tais medidas atenuam o problema da exclusão
digital das crianças carentes de escolas públicas, mas não
o resolve. No nosso entendimento, é preciso desenvolver estratégias,
que viabilizem a inclusão digital nas escolas públicas e
possibilitem a criação de um ambiente informatizado, de
modo a dar às crianças a mesma igualdade de oportunidade.
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