Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Rosania Vargas dos Santos Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: rosaniavargas@ig.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Almirante Frontin
E/9ª CRE
 
 
AMBIENTE INFORMATIZADO: O "FAZ-DE-CONTA" NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 

O computador é a máquina da informação e da comunicação. Ele possibilita tanto a troca de informações, quanto à comunicação entre as pessoas estreitando laços, estimulando assim a troca de idéias.
O aluno hoje em parceria com o professor e a Informática Educativa aprende a desenvolver autonomia, reflexão, cooperação e criatividade. Embora nem todos tenham acesso ao uso do computador, o que foi evidenciado no transcorrer do relato do capítulo II deste estudo, não quer dizer que fiquem excluídos de uma diferente forma de aprender, pois cabe ao educador disponibilizar esse meio, usando a criatividade para que os alunos possam participar de uma experiência inovadora. Ao descrevê-la pudemos comprovar a admiração que o uso do computador de “brincar” trouxe às crianças de Educação Infantil.
Gostaríamos de ressaltar: este estudo mostra a importância do uso do computador no contexto da Educação Infantil. Mesmo naquelas escolas onde não existem um ambiente informatizado concreto, é possível simular situações criativas para que as crianças, ainda que de forma lúdica, possam viver o processo da aprendizagem por meio da “máquina”. Talvez esta perspectiva seja um tanto sonhadora por parte de educadores comprometidos com a aprendizagem crítica e inovadora, mas não podemos deixar de recomendar às escolas públicas a adoção de tais medidas, diante de tudo que pudemos observar.
Podemos então inferir que tais medidas atenuam o problema da exclusão digital das crianças carentes de escolas públicas, mas não o resolve. No nosso entendimento, é preciso desenvolver estratégias, que viabilizem a inclusão digital nas escolas públicas e possibilitem a criação de um ambiente informatizado, de modo a dar às crianças a mesma igualdade de oportunidade.