Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Teresa Cristina Dias Honório Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: tkris@ig.com.br
 
LOTAÇÃO: E.M. Charles Dicvkens
E/9ª CRE
 
 
A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO MOTIVAÇÃO PARA AS MUDANÇAS DE PARADIGMAS EDUCACIONAIS
 

Esse estudo fenomenológico teve como objetivo geral, averiguar a Informática na escola como fator de motivação para as mudanças nos paradigmas educacionais.
Face ao que foi exposto no corpo do estudo, (introdução, referencial teórico, metodologia e apresentação de discussão dos resultados) verificamos que a informática implantada na escola motiva o professor a buscar novos caminhos para ensinar. Tal fato leva a concluirmos que o computador é motivador para o professor e para o aluno, uma vez que o professor abrirá novos caminhos para a prática docente. De acordo com o primeiro objetivo específico; averiguar como a informática motiva o professor e o aluno a mudar sua visão sobre a escola, verificamos que o professor ao fazer uso dessa ferramenta cria estratégias que envolvem o aluno, despertando nele vontade de buscar informações por si só. O aspecto citado nos leva a conclusão referente ao segundo objetivo específico; investigar se a informática proporciona mudanças dos paradigmas educacionais: Baseado no estudo podemos, então, dizer que houve mudanças no velho paradigma, o aluno que era mero receptor passivo, passou a ser agente da aprendizagem. Esse professor abandonou a postura de expositor e passou a ser orientador do estudo. A escola deixou de ser um ambiente de escuta e recepção e passou para ambiente de cooperação e construção. Há uma troca de experiências, pois é de comum acordo que a construção do conhecimento acontece. O computador é usado dentro do contexto, afinal ele se faz presente na vida de todos, e também da escola, sendo usado a serviço da aprendizagem.
Já o terceiro objetivo específico, desse estudo, que averigua como é a relação do professor com o computador: Se fez presente na maneira na qual o professor passa a manipular a máquina e as descobertas de um mundo sem fronteiras.
O computador mostra através dos recursos de hipertexto, Internet, softwares, aplicativos, etc novas possibilidades na prática cotidiana. A criatividade passa a ser a mola mestra para o professor, levando a uma maior cooperação entre alunos e professores. A interação com o microcomputador faz com que valores éticos e sociais possam ser trabalhados. O processo de construção do conhecimento é avaliado a todo o momento, enriquecendo a prática escolar. Ao manipular dados o usuário descobre fatos e estabelece relações, e utiliza-se de memorizações, reconhecendo, copiando e retendo.
O computador veio para alavancar o processo de mudanças de paradigmas.
O computador já faz parte do contexto atual e a utilização na totalidade das escolas é questão de tempo e virá cheio de novos paradigmas educacionais.