Esse
estudo fenomenológico teve como objetivo geral, averiguar a Informática
na escola como fator de motivação para as mudanças
nos paradigmas educacionais.
Face ao que foi exposto no corpo do estudo, (introdução,
referencial teórico, metodologia e apresentação de
discussão dos resultados) verificamos que a informática
implantada na escola motiva o professor a buscar novos caminhos para ensinar.
Tal fato leva a concluirmos que o computador é motivador para o
professor e para o aluno, uma vez que o professor abrirá novos
caminhos para a prática docente. De acordo com o primeiro objetivo
específico; averiguar como a informática motiva o professor
e o aluno a mudar sua visão sobre a escola, verificamos que o professor
ao fazer uso dessa ferramenta cria estratégias que envolvem o aluno,
despertando nele vontade de buscar informações por si só.
O aspecto citado nos leva a conclusão referente ao segundo objetivo
específico; investigar se a informática proporciona mudanças
dos paradigmas educacionais: Baseado no estudo podemos, então,
dizer que houve mudanças no velho paradigma, o aluno que era mero
receptor passivo, passou a ser agente da aprendizagem. Esse professor
abandonou a postura de expositor e passou a ser orientador do estudo.
A escola deixou de ser um ambiente de escuta e recepção
e passou para ambiente de cooperação e construção.
Há uma troca de experiências, pois é de comum acordo
que a construção do conhecimento acontece. O computador
é usado dentro do contexto, afinal ele se faz presente na vida
de todos, e também da escola, sendo usado a serviço da aprendizagem.
Já o terceiro objetivo específico, desse estudo, que averigua
como é a relação do professor com o computador: Se
fez presente na maneira na qual o professor passa a manipular a máquina
e as descobertas de um mundo sem fronteiras.
O computador mostra através dos recursos de hipertexto, Internet,
softwares, aplicativos, etc novas possibilidades na prática cotidiana.
A criatividade passa a ser a mola mestra para o professor, levando a uma
maior cooperação entre alunos e professores. A interação
com o microcomputador faz com que valores éticos e sociais possam
ser trabalhados. O processo de construção do conhecimento
é avaliado a todo o momento, enriquecendo a prática escolar.
Ao manipular dados o usuário descobre fatos e estabelece relações,
e utiliza-se de memorizações, reconhecendo, copiando e retendo.
O computador veio para alavancar o processo de mudanças de paradigmas.
O computador já faz parte do contexto atual e a utilização
na totalidade das escolas é questão de tempo e virá
cheio de novos paradigmas educacionais.
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