Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber

Ano 2004
 
NOME: Vitor Nunes Caetano Cargo: PI
CORREIO ELETRÔNICO: vitornc@aol.com
 
LOTAÇÃO: PET. José Emygdio de Oliveira
E/5ª CRE
 
 
MÍDIA COMO LINGUAGEM EDUCATIVA - ENFRENTANDO O DESAFIO DE CRIAR UMA ESCOLA DO TAMANHO DO MUNDO
 

O enriquecimento dos estudantes em termos de conhecimento, de utilizar produtos de expressão em mídia em específico para se expressar e atuar como cidadão fazendo uso de suas habilidades, levam a algumas descobertas ao longo do processo, mostrando que é possível atuar e fazer algo em prol de um mundo melhor, isso dá uma amostra da importância do trabalho que desenvolvemos.
Ao tornar públicas as mensagens contidas nos diversos produtos de expressão desses estudantes oferecemos à sociedade elementos que nos fazem repensar o nosso papel no mundo, que nos remetem a cuidar melhor do ambiente e das pessoas, de combater as diferentes formas de violência, de sermos solidários, mais humanos. E isso tem resultado na mudança de comportamento dos alunos que freqüentam os PET’s, pois estes têm se mostrado mais dispostos a colaborar, a rever certas atitudes que não contribuem em nada para a melhoria das relações entre os alunos e seus professores e que são resultantes, em várias situações, da falta de reflexão. O que produzimos nas oficinas tem então o caráter imperativo de fazer pensar e sensibilizar as pessoas, são pequenas sementes a germinar, que cuidadas com carinho e atenção terão gerado bons frutos. Sentimos que a escola onde atuamos está diferente, está mudando, e a ação que desempenhamos tem contribuído para essa mudança. E isso nos alimenta com a esperança de que a escola venha ser o que desejamos, do tamanho do universo.