MITOS & VERDADES

Eu preciso esperar minha cadela ou gata entrar no cio, ou ter filhotes, antes de castrá-la.

MITO. A castração precoce das fêmeas, antes do primeiro cio, reduz em 100% o risco de câncer de mama . Quanto mais cedo se castrar uma cadela ou gata, menor a chance de que elas desenvolvam esta doença.

A castração traz benefícios inegáveis à saúde da fêmea, como a erradicação do risco de piometra (infecção do útero, doença grave que pode provocar a morte do animal e é extremamente comum na idade avançada de cadelas e gatas), além de consistir na única forma de prevenção segura de ninhadas indesejadas. Todos os anticoncepcionais para cadelas e gatas podem falhar e causar doenças importantes, como as citadas acima.

Machos e fêmeas de caninos e felinos podem ser castrados a partir da 6º semana de vida. A remoção das gônadas (ovários, nas fêmeas, e testículos, nos machos) não interfere na saúde, desenvolvimento ou crescimento do animal.

Clique aqui para saber mais sobre como e porque castrar seu animal de estimação. Na Cidade do Rio de Janeiro, este serviço é gratuito e integra a política municipal de Saúde Pública.

 

•  Gatos brancos de olhos azuis são surdos.

VERDADE , mas só em parte: somente 30% deles apresentam deficiência auditiva.

 

•  Se eu castrar meu animal, ele vai ficar bobo e preguiçoso.

MITO . Animais castrados não ficam “bobos” nem perdem a personalidade após a cirurgia. A remoção de ovários e testículos, que ocorre na castração, apenas reduz – e não impede – comportamentos relacionados ao instinto de reprodução dos animais. Isto não muda em nada sua relação ou interatividade com o dono.

 

•  Se eu prender meu cachorro na corrente, ele vai ficar mais agressivo e proteger melhor minha casa.

MITO. Cachorro preso na corrente não protege a casa de ninguém, pelo contrário: para chamar a atenção do dono, vai se acostumar a latir por qualquer estímulo, não necessariamente para dar alerta de invasão, o que tirará a credibilidade de seus latidos e passará a incomodar os vizinhos em pouco tempo. Clique aqui para saber como prevenir e controlar a agressividade canina.

 

•  Depois de cruzar, meu cachorro vai ficar mais calmo.

MITO. Cada indivíduo possui um padrão comportamental único. A monta (ou cruza) apenas reduz momentaneamente a ansiedade de um animal não castrado na presença de fêmeas no cio. Sempre que um animal não castrado estiver na presença de fêmeas no cio, ele apresentará alterações comportamentais de ordem sexual, como agitação, ansiedade, perda de apetite e fuga, que em alguns casos resulta em atropelamentos, brigas com outros machos, doenças transmitidas pelo sangue ou saliva e até mesmo a morte. A melhor forma de abrandar essas alterações comportamentais indesejáveis é a castração .

 

•  Uma cadela ou gata pode ter filhotes de machos diferentes em uma mesma ninhada .

VERDADE. Por ovularem várias vezes e em dias diferentes, dependendo do número de coberturas (cópulas) e da quantidade de machos com acesso à fêmea no período fértil, esta poderá gerar filhotes de “pais” diferentes. Isto explica porque, muitas vezes, encontramos animais sem raça definida em meio a uma ninhada de raça pura.

 

•  Óleo queimado é bom pra curar sarna .

MITO. Cobrir todo o corpo de um animal com óleo de veículos automotores ou qualquer outro produto contendo substâncias tóxicas pode provocar intoxicações, mas não necessariamente a morte da sarna. Há remédios adequados para tratar esta doença. Converse com seu veterinário e não medique seu animal por conta própria. Todos os remédios para combater sarna são potencialmente perigosos ao homem e ao animal, se usados incorretamente.

 

•  Se eu não tratar dos dentes de meu animal, ele poderá ter tártaro e até doença cardíaca.

VERDADE. Os animais também precisam de cuidados com a saúde bucal, como a nutrição adequada (de preferência um alimento comercial seco), escovação e limpeza profissional regulares, senão os resíduos alimentares acumulados sobre os dentes formarão placas bacterianas (que dão origem ao tártaro e à doença periodontal) que, uma vez ingeridas, podem causar doença cardíaca. Converse com seu veterinário a respeito de profilaxia bucal.

 

•  Os animais de raça pura são mais inteligentes que os sem raça definida.

MITO. A inteligência dos animais é determinada por critérios objetivos, como a capacidade para aprender e de solucionar problemas. Essas características são herdadas – e portanto é comum encontrar um determinado padrão de inteligência, não necessariamente alto, dentro de uma mesma raça. Isto não quer dizer, em absoluto, que os animais mestiços sejam menos inteligentes ou aptos ao treinamento, apenas representa uma incógnita que só será desvendada no decorrer do primeiro ano de vida, sobretudo na fase de socialização, que vai da terceira semana aos quatro meses de vida.

Todo animal é capaz de aprender se seu dono ou instrutor tiver paciência, persistência e carinho.

 

•  Meu gato pode contrair doenças graves se brigar na rua ou conviver na rua com outros gatos.

VERDADE. Gatos com hábitos peridomiciliares (ou seja, que saem e retornam à uma determinada casa) estão sujeitos a disputas com outros felinos por alimento, território ou fêmeas e, através da saliva, inoculada por lambidas ou mordidas, muitas doenças sem cura, mas sem importância para o homem, podem ser transmitidas, como a Leucemia Viral (FeLV) e a FIV (AIDS felina). Embora altamente contagiosas, não há registros científicos de que essas doenças virais possam ser transmitidas ao homem. No entanto, cabe ao proprietário responsável evitá-las, seja telando as janelas ou castrando seus gatos para reduzir as saídas de casa.

 

•  Filhotes não podem tomar banho.

MITO. Podem sim, mas como filhotes de cães e gatos não suportam bem mudanças de temperatura, não devem ser expostos ao frio ou calor excessivo antes dos 60 dias de vida. Se o filhote estiver muito sujo de fezes, óleo ou tiver alguma doença de pele, o veterinário poderá recomendar um banho rápido, com água morna, sabonete ou xampu neutro (ou medicamentoso, se necessário). Após o banho, o filhote deverá ser completamente seco.