O
presente estudo vislumbrou uma abordagem da literatura infantil e sua
importância para a educação.
O tema educação é gerador de polêmica seja
em que época for, afinal tudo que diz respeito ao homem e sua vida
social suscita reflexão contínua, dada suas complexidades,
visto a natureza humana. Assim, a escola possui relevante papel social
numa dada sociedade e como tal merece atenção por todos
os integrantes da mesma, para que cumpra seus objetivos principais. O
mesmo ocorre com seus múltiplos aspectos educacionais e no caso
do presente estudo a literatura infantil.
A literatura infantil suscita também uma profunda análise
e reflexão por parte de educadores, responsáveis e autoridades,
visto sua importância e poder de influência perante as crianças,
que diga-se de passagem estão formando suas personalidades e principalmente
sua cidadania.
A história da literatura infantil é relativamente recente
assim como a concepção humanista de infância que trata
a criança como um ser em desenvolvimento, resguardando sua importância,
capacidades e direitos junto a sociedade a qual pertence, diferente de
antes, quando era encarada como um adulto mirim, sem necessidades específicas
e por conseguinte, atenção diferenciada.
Assim, educação, infância e literatura modificaram-se
ao longo da história da humanidade. Aliás é sempre
importante destacar que o ser humano e portanto, sua história são
contínuas, progressivas, constantes, isto é, o homem do
passado mais longíquo não é o mesmo de ontem, nem
de hoje, muito menos de amanhã.
Hoje, com a efetivação da educação infantil,
a infância conquista seu espaço e o amplia na sociedade a
cada dia, abrindo novas portas, possibilidades e oportunidades, com isso
a literatura infantil passa a ter também um novo espaço
e a ser questionada, analisada, criticada e repensada. Refletir, analisar,
questionar, são critérios para se fazer educação
com qualidade. Certamente, a idéia de neutralidade em educação
já está descartada, devido ao entendimento se não
de todos, pelo menos da maioria, que a subjetividade das ações
humanas são uma realidade que não pode ser ignorada, incluindo
nesse aspecto as ações educacionais que acontecem no contexto
escolar. No entanto, ao se questionar, analisar e criticar a literatura
infantil assim como outras práticas pedagógicas realizadas
na escola, percebe-se a possibilidade de se respeitar a criança
enquanto ser social, com capacidades e potencialidades em desenvolvimento.
Respeitar o ser humano desde a infância é nada mais nada
menos um exercício de contínuo respeito, fazendo-se portanto
valer a cidadania tão sonhada.
Ao respeitar a infância, a literatura infantil toma um novo corpo
perante a educação, especificamente a educação
infantil, pois além de enveredar o aluno para a formação
de uma leitor, posteriormente um leitor crítico e consciente, faz
também com que este faça uso de um direito, que é
o de se apropriar do conhecimento humano, repensando-o e avaliando. Certamente,
o processo de aquisição e construção do conhecimento
é gradativo, ou seja, crescente, porém deve iniciar-se na
educação infantil, sendo esta a primeira modalidade da educação
do cidadão em formação. O ser humano nasce cidadão
enquanto direitos e deveres primários, porém conforme vai
avançando em idade este processo amplia-se e torna-se cada vez
mais complexo, estando na verdade em constante formação
e a escola por sua vez não pode abarcar essa tarefa toda para si,
porém é fato que possui importante papel no que diz respeito
a contribuir para essa formação.
Dar ênfase a educação infantil, significa antes de
mais nada, tratar o indivíduo como um ser integral, ou seja, que
tem início, meio e fim, afinal desde seu nascimento sua educação
se inicia seja formal ou não. A escola deve ter consciência
de sua importância para o desenvolvimento integral do ser humano,
tornando-se um espaço de especial relevância, assumindo a
grandeza dessa responsabilidade.
Assim, privilegiar a leitura através e desde a literatura infantil
é dar possibilidade do indivíduo inserir-se a vida social
desde sua mais tenra idade, respeitando portanto, sua cidadania.
A literatura infantil no Brasil, hoje, merece antes de tudo uma política
de leitura, dando assim, um sentido mais amplo e eficaz ao emprego da
literatura no ensino da língua portuguesa e trazendo vida aos programas
de distribuição e divulgação de livros à
rede escolar desde a educação infantil, pública e
particular.
As iniciativas no sentido de alterar o quadro de apropriação
e divulgação da cultura brasileira devem ser incentivados
pelas autoridades, a fim de que melhore-se a cada dia a formação
e o desempenho do professor, formando um público leitor e fornecer
material interessante de leitura, desde a literatura.
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