A Educação Como Estratégia de Inclusão; Desafios para o Educador

Ano 2002
 
NOME: Érika da Costa Rodrigues Albuquerque Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: rodriguesalbuquerque@ig.com.br
 
LOTAÇÃO: CIEP Roberto Morena
E/10ª CRE
 
 
“A LEITURA E A EDUCAÇÃO INFANTIL”
 

O presente estudo vislumbrou uma abordagem da literatura infantil e sua importância para a educação.
O tema educação é gerador de polêmica seja em que época for, afinal tudo que diz respeito ao homem e sua vida social suscita reflexão contínua, dada suas complexidades, visto a natureza humana. Assim, a escola possui relevante papel social numa dada sociedade e como tal merece atenção por todos os integrantes da mesma, para que cumpra seus objetivos principais. O mesmo ocorre com seus múltiplos aspectos educacionais e no caso do presente estudo a literatura infantil.
A literatura infantil suscita também uma profunda análise e reflexão por parte de educadores, responsáveis e autoridades, visto sua importância e poder de influência perante as crianças, que diga-se de passagem estão formando suas personalidades e principalmente sua cidadania.
A história da literatura infantil é relativamente recente assim como a concepção humanista de infância que trata a criança como um ser em desenvolvimento, resguardando sua importância, capacidades e direitos junto a sociedade a qual pertence, diferente de antes, quando era encarada como um adulto mirim, sem necessidades específicas e por conseguinte, atenção diferenciada.
Assim, educação, infância e literatura modificaram-se ao longo da história da humanidade. Aliás é sempre importante destacar que o ser humano e portanto, sua história são contínuas, progressivas, constantes, isto é, o homem do passado mais longíquo não é o mesmo de ontem, nem de hoje, muito menos de amanhã.
Hoje, com a efetivação da educação infantil, a infância conquista seu espaço e o amplia na sociedade a cada dia, abrindo novas portas, possibilidades e oportunidades, com isso a literatura infantil passa a ter também um novo espaço e a ser questionada, analisada, criticada e repensada. Refletir, analisar, questionar, são critérios para se fazer educação com qualidade. Certamente, a idéia de neutralidade em educação já está descartada, devido ao entendimento se não de todos, pelo menos da maioria, que a subjetividade das ações humanas são uma realidade que não pode ser ignorada, incluindo nesse aspecto as ações educacionais que acontecem no contexto escolar. No entanto, ao se questionar, analisar e criticar a literatura infantil assim como outras práticas pedagógicas realizadas na escola, percebe-se a possibilidade de se respeitar a criança enquanto ser social, com capacidades e potencialidades em desenvolvimento. Respeitar o ser humano desde a infância é nada mais nada menos um exercício de contínuo respeito, fazendo-se portanto valer a cidadania tão sonhada.
Ao respeitar a infância, a literatura infantil toma um novo corpo perante a educação, especificamente a educação infantil, pois além de enveredar o aluno para a formação de uma leitor, posteriormente um leitor crítico e consciente, faz também com que este faça uso de um direito, que é o de se apropriar do conhecimento humano, repensando-o e avaliando. Certamente, o processo de aquisição e construção do conhecimento é gradativo, ou seja, crescente, porém deve iniciar-se na educação infantil, sendo esta a primeira modalidade da educação do cidadão em formação. O ser humano nasce cidadão enquanto direitos e deveres primários, porém conforme vai avançando em idade este processo amplia-se e torna-se cada vez mais complexo, estando na verdade em constante formação e a escola por sua vez não pode abarcar essa tarefa toda para si, porém é fato que possui importante papel no que diz respeito a contribuir para essa formação.
Dar ênfase a educação infantil, significa antes de mais nada, tratar o indivíduo como um ser integral, ou seja, que tem início, meio e fim, afinal desde seu nascimento sua educação se inicia seja formal ou não. A escola deve ter consciência de sua importância para o desenvolvimento integral do ser humano, tornando-se um espaço de especial relevância, assumindo a grandeza dessa responsabilidade.
Assim, privilegiar a leitura através e desde a literatura infantil é dar possibilidade do indivíduo inserir-se a vida social desde sua mais tenra idade, respeitando portanto, sua cidadania.
A literatura infantil no Brasil, hoje, merece antes de tudo uma política de leitura, dando assim, um sentido mais amplo e eficaz ao emprego da literatura no ensino da língua portuguesa e trazendo vida aos programas de distribuição e divulgação de livros à rede escolar desde a educação infantil, pública e particular.
As iniciativas no sentido de alterar o quadro de apropriação e divulgação da cultura brasileira devem ser incentivados pelas autoridades, a fim de que melhore-se a cada dia a formação e o desempenho do professor, formando um público leitor e fornecer material interessante de leitura, desde a literatura.