Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Fabiane Heinerich Wulhynek Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: dynbia@superig.com.br 
 
LOTAÇÃO: E/2ª CRE
 
 
 
FESTA JUNINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 

Essa proposta foi concebida considerando a pluralidade e a diversidade étnica, religiosa, social e cultural dos alunos matriculados numa turma de Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade do Rio de Janeiro. As atividades que envolviam a produção do aluno por meio do desenho receberam destaque nessa proposta, pois essa forma de expressão é concebida como sendo de fundamental importância para o desenvolvimento lingüístico, lógico-matemático, motor e sócio-afetivo, principalmente para o aluno da Educação Infantil. As atividades planejadas para os meses de Junho e Julho, que trabalham o tema festa junina, valorizam o conhecimento prévio dos alunos e mobiliza-os para a elaboração do conhecimento, proporcionam momentos de trabalho coletivo, em pequenos grupos ou individual, valorizando a expressão individual de cada um. Na realização dessa proposta houve e há a preocupação em desenvolver pesquisas, conversas, elaboração de diferentes materiais que permitam a expressão individual do aluno.
Considerando-se as especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais dos alunos da turma, as experiências vividas durante a realização dessas atividades contribuíram, e continuarão, a contribuir para: o exercício da cidadania embasadas nos princípios de respeito à dignidade e direitos das crianças; o direito das crianças de brincar; o acesso aos bens sócio-culturais disponíveis; a socialização por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais e o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência. A esses princípios acrescenta-se ainda o princípio básico de que todos os alunos devem viver experiências prazerosas nas instituições de ensino.