Muitos
são os trabalhos relacionados à educação.
Estudos sobre a educação infantil, suas atuais funções
e objetivos, são freqüentemente realizados. Porém uma
dúvida permanece: qual a importância desta etapa da educação?
Que contribuições ela traz à formação
de uma criança cidadã enquanto primeira etapa da educação
básica? Através desta pesquisa, levantaram-se estas e outras
questões pertinentes à educação infantil e
suas representações.
Alguns pressupostos teóricos orientaram este trabalho. Buscou-se
nas Ciências Sociais o conceito de Representações
Sociais, definido como categorias de pensamento que expressam a realidade,
explicando-a e justificando-a. Desta forma, as representações
conservariam a marca da realidade a que pertencem.
Para buscar respostas às questões levantadas na pesquisa,
buscou-se através de coleta e análise de dados apreender
as concepções de professores do ensino fundamental sobre
as crianças que fizeram ou não a educação
infantil. Foi utilizada como amostra as respostas de 12 professores de
quatro escolas públicas do Município do Rio de janeiro.
A partir das informações obtidas, fez-se uma breve análise
e identificação das idéias predominantes sobre o
que se espera da educação infantil e o que se tem em termos
de benefícios desta etapa de escolarização.
Os resultados incidem para um mesmo ponto, a afirmação da
importância desta educação para o desenvolvimento
da criança à medida que contribui para a construção
da identidade e autonomia, cultivando um espaço propício
à prática da cidadania e preparando a criança para
a alfabetização. Acredita-se na importância e necessidade
desta educação, porém é ressaltada a carência
do número de instituições públicas de educação
infantil, bem como é questionada a qualidade desta prática
educacional.
Entende-se, portanto, que os professores reconhecem as funções
e contribuições tão necessárias à criança
que a educação infantil oferece. E destaca-se a necessidade
de reconhecimento da mesma pelos pais juntamente com os setores públicos
a fim de proporcionar uma maior expansão desta educação.
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