Educação como Prática de/para Cidadania

Ano 2003
 
NOME: Márcia Penha de Souza Cargo: PII
CORREIO ELETRÔNICO: marcinhapenha@hotmail.com 
 
LOTAÇÃO: E.M. Dom Aquino Correa
E/2ª CRE
 
 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

Muitos são os trabalhos relacionados à educação. Estudos sobre a educação infantil, suas atuais funções e objetivos, são freqüentemente realizados. Porém uma dúvida permanece: qual a importância desta etapa da educação? Que contribuições ela traz à formação de uma criança cidadã enquanto primeira etapa da educação básica? Através desta pesquisa, levantaram-se estas e outras questões pertinentes à educação infantil e suas representações.
Alguns pressupostos teóricos orientaram este trabalho. Buscou-se nas Ciências Sociais o conceito de Representações Sociais, definido como categorias de pensamento que expressam a realidade, explicando-a e justificando-a. Desta forma, as representações conservariam a marca da realidade a que pertencem.
Para buscar respostas às questões levantadas na pesquisa, buscou-se através de coleta e análise de dados apreender as concepções de professores do ensino fundamental sobre as crianças que fizeram ou não a educação infantil. Foi utilizada como amostra as respostas de 12 professores de quatro escolas públicas do Município do Rio de janeiro. A partir das informações obtidas, fez-se uma breve análise e identificação das idéias predominantes sobre o que se espera da educação infantil e o que se tem em termos de benefícios desta etapa de escolarização.
Os resultados incidem para um mesmo ponto, a afirmação da importância desta educação para o desenvolvimento da criança à medida que contribui para a construção da identidade e autonomia, cultivando um espaço propício à prática da cidadania e preparando a criança para a alfabetização. Acredita-se na importância e necessidade desta educação, porém é ressaltada a carência do número de instituições públicas de educação infantil, bem como é questionada a qualidade desta prática educacional.
Entende-se, portanto, que os professores reconhecem as funções e contribuições tão necessárias à criança que a educação infantil oferece. E destaca-se a necessidade de reconhecimento da mesma pelos pais juntamente com os setores públicos a fim de proporcionar uma maior expansão desta educação.