![]() |
Mídia Como Linguagem Educativa: Transformação no Saber |
|
Ano
2004 |
|
NOME: Tessa Tavares da Fontoura | Cargo: PII |
CORREIO ELETRÔNICO: tessatf@hotmail.com | |
LOTAÇÃO:
CIEP Raymundo Ottoni de Castro Maya |
E/9ª CRE |
MÍDIA
E LINGUAGENS: TRANSFORMAÇÕES NO MODO DE SABER E O PAPEL
DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
O presente estudo sobre mídia e linguagens, transformações no modo de saber, fundamenta-se, principalmente, nas relações sociais e interpessoais no processo de aprendizagem - nesse caso, até os estudos na área da sexualidade humana também terão contribuições teóricas no estudo em questão, principalmente no que diz respeito às relações sociais de Gênero. No momento que é a TV que dita aos pequenos telespectadores, o modo de ser e de estar da sociedade atual, com seus inúmeros papéis. Assim, o que se procurou fazer foi uma análise do ser humano nas perspectivas da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky,perceber que a pessoa está continuamente em processo. Ela irá constituindo-se como sujeito no decorrer de sua vida em contato com os seres sociais do seu meio cultural e histórico. Wallon, outro referencial teórico, nos lembra que o ser humano é composto por questões motoras, afetivas e cognitivas, ou seja, é um todo que se forma em constante movimento, que não é contínuo mas, marcado por conflitos e rupturas. É neste sentido que analisamos os dados apreendidos na sala de aula, salientando que, a mídia em suas diferentes linguagens e suas diferentes formas ditam novos valores, hábitos e atitudes aos alunos, sendo um erro àquele professor que não a usa, teimando em um discurso alienante. O que veremos nesse trabalho, é o caminhar da educação, no uso da mídia sob suas diferentes linguagens e quais as contribuições que são geradas por essa aliança. Assim, a Mídia se torna aquela que mostrará o mundo, ou a interpretação oficial que ela faz do mundo para a criança. Usar a mídia para transformações no modo de saber em educação infantil e fazer uso de diferentes linguagens é imprescindível, no que se refere à construção do conhecimento, em qualquer classe social, como vemos em tantos olhares infantis. |