Centro Arquivístico  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

Catálogo de Livros do Acervo do Centro Arquivístico - Espaço SME
 
 

Página 40 de 53

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL
Cultura Brasileira - Alfabetização - Língua Portuguesa - Matemática Ciências - Geografia - História - Língua Estrangeira - Educação Física

A Alfabetização, principal tarefa da Escola de 1º grau, permanece como uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação. Nesta obra haverá reflexão e análise da prática pedagógica das séries iniciais. O Grupo de Trabalho de Alfabetização foi constituído, exclusivamente, por elementos da SME que elaboram o presente módulo.

 

 

FUNDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO BÁSICO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

O documento aqui apresentado aos profissionais de Educação da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro é fruto de um longo processo, iniciado em 1983. Cada ano de trabalho representou momentos diferenciados desta construção, bem como o envolvimento de diferentes profissionais com diversificada forma de inserção no sistema de ensino.

No momento em que a Educação é o centro de discussão não só no Brasil, mas internacionalmente, e a escola - reflexo das contradições sociais - é tão questionada, o Rio de Janeiro dá sua contribuição para o aprofundamento de um projeto educacional comprometido com uma escola pública realmente democrática e de qualidade.

 

 

SUGESTÕES METODOLÓGICAS
1º SEGMENTO - 1º GRAU

Os fundamentos para a elaboração do currículo básico das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro nos dão a linha filosófica e os objetivos mais gerais a serem desenvolvidos do Pré-Escolar à 8ª série nas Escolas da Rede Pública Municipal. Todo material enviado pela SME deve ser discutido, criticado, reelaborado, nos diversos momentos coletivos e individuais que fazem parte do planejamento das unidades escolares. É na leitura e releitura, na execução e na crítica que estaremos construindo uma escola de real qualidade, onde o sucesso de cada criança deixe de ser exceção, tornando-se a regra geral; onde aprender a ler, escrever contar seja um prazer para todos; onde dominar o conhecimento historicamente construída seja, concretamente, um exercício da cidadania.

 

<< Mais - Anterior - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38 - 39 - 40 - Próxima - Mais >>

 

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal