Diário Eletrônico  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

 

No início deste ano letivo, os professores da rede municipal de ensino contam com uma nova ferramenta: o Diário Eletrônico. Esse novo instrumento faz parte do programa Escola 3.0, que tem por objetivo reunir ações para a modernização e informatização das 1.064 unidades escolares da rede. Criado em parceria com o Iplan Rio, o Diário Eletrônico facilitará o trabalho dos professores que terão o controle da frequência e das notas dos alunos organizados em arquivos eletrônicos que podem ser visualizados em seus computadores pessoais ou nos computadores da escola.

O Diário Eletrônico atende a uma reivindicação antiga de grande parte dos professores da rede municipal. A utilização da ferramenta é opcional e o registro de classe impresso continuará sendo fornecido pelas escolas. No entanto, a ferramenta busca estimular a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e se enquadra no compromisso ecológico da Secretaria Municipal de Educação, com a redução do consumo de papel a médio prazo.

O Diário Eletrônico consiste em um arquivo Excel que se comunica com o Sistema de Controle Acadêmico das escolas. Esse arquivo será disponibilizado pela direção escolar para os professores até o fim dessa semana. Cada professor poderá salvar o Diário Eletrônico de suas turmas em um pen drive ou cd.

Ao utilizar o Diário Eletrônico, os professores poderão verificar a frequência dos alunos, colocar as notas das avaliações e fazer observações pontuais sobre os alunos. Além disso, a ferramenta calcula automaticamente as médias das avaliações dos estudantes e o número total de faltas por Conselho de Classe (COC). Os professores poderão visualizar as médias do COC anterior de cada aluno e organizar de forma mais estruturada as notas das recuperações paralelas.

Esperamos que essa seja mais uma ação que nos auxilie a melhorar a qualidade da educação pública na nossa cidade.

Contamos com a colaboração e a parceria de todos.

 

Instruções para geração do Diário Eletrônico

Orientações Gerais para os Professores



Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal