Educação Infantil  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

Referências Bibliográficas sobre Educação Infantil
 

Angotti, Maristela. O trabalho docente na pré-escola: revisando teorias, descortinando práticas. SP: Pioneira, 1994.


ANPED. Formação de Professores para Educação Infantil: Algumas Conclusões e questionamentos, Maria Bernadete Castro Rodrigues. 16ª Reunião Anual da ANPED, Caxambú, Setembro, 1993.


Aries Philippe. História social da criança e da família. RJ: Guanabara, 1981.


Azenha, Maria da Graça. Imagens e Letras - Ferreiro e Luria: Duas teorias psicogenéticas. SP: Ática, 1995.


Bendetson, Rita Cohen. Brincando, Vivendo e Aprendendo. RJ, 1993 (mimeo).


Benjamim, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. SP: Summus, 1984.


Castorina, Jose Antônio. Piaget - Vigotsky: Novas contribuições para o debate. SP: Ática, 1995.


CEE - Projeto Nacional de Intercâmbio de Experiências Educacionais. Pedagogia de Freinet fundamenta a proposta: Município inova em educação pré-escolar. Revista do Professor, Porto Alegre, 1993.


Deheinzelin, Monique. A condição Humana ou Leitores e Escritores na Pré-Escola. Trino Publicação do Centro de Estudos da Escola da Vila, SP, 1990 - nº 01 (mimeo).


Delorme, Maria Inês de Carvalho. Brincando em serviço. RJ, 1995 (mimeo).


Delorme, Maria Inês de Carvalho. Como não saber? ou Vygotsky na escola. RJ, 1992 (mimeo).


Demo, Pedro. A política de Educação Infantil no Contexto da Política da Infância no Brasil. Brasília, mimeo, 1994.


Drovet, Ruth Caribé da Rocha. Fundamentos da educação pré-escolar. SP: Ática, 1990.


Feldman, Marcia. Linguagem e Literatura Infantil - Por uma relação criativa com a linguagem - Proposta de discussão para o encontro "A Pré-Escola em Jogo". Resende, 1993 (mimeo).


Ferreiro, Emília. Reflexões sobre alfabetização. SP, Cortez Editora / Autores Associados, 1985.


Freire, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e Prática da Educação Física - Série: Pensamento e Ação no Magistério. SP: Editora Scipione, 1992.


Garcia, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. SP: Cortez, 1993.


Iavelberg, Rosa. O Ensino da Arte na Pré-Escola: O Desenho como Construção. SP, 1988.


Jobim e Souza, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vigotsky e Benjamim. SP: Papirus, 1994.


Kramer, Sonia. A política da pré-escola no Brasil: a arte do disfarce. SP: Cortez, 1992.


Kramer, Sonia (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. SP: Ática, 1993.


Kramer, Sonia. Papel social (específico) da escola pública. Congresso comemorativo dos 50 anos de Educação Pré-Escola da Rede Municipal de Ensino. SP, agosto, 1995.


Kramer, Sonia. Subsídios para uma política de formação do profissional de educação infantil. Relatório síntese, contendo diretrizes e recomendações, in: Por uma política de Formação do Profissional de Educação Infantil. MEC, 1994.


Lima, Elvira Cristina de Azevedo Souza. O Jogo e a Criança. SP (mimeo).


Locatelli, Iza. Leituras e Linguagens. RJ, 1996 (mimeo).


MEC. Educação Infantil no Brasil: situação atual. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994.


MEC. Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994.


Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: muitos olhares. SP: Cortez, 1994.


Ozório, Marcos et alii. Vivendo e Aprendendo a Jogar - Multieducação II. RJ, 1994 (mimeo).


Pinto, Mônica R. D. Em Busca do Elo Perdido: Educação e Imagem. Dissertação de Mestrado - Departamento de Educação PUC/RJ 1994 (mimeo).


Portes, Ligia Serodio. A Pré-Escola e suas histórias. RJ: SME, 1996.


Reverbel, Olga. Jogos Teatrais na Escola. SP: Scipione, 1989.


Reverbel, Olga. Um Caminho do Teatro na Escola. SP: Scipione, 1989.


SMDS. Proposta Curricular para Creches e Pré-escolas comunitárias. RJ: Departamento de Programas de Apoio a Creches e Escolas Comunitárias / Divisão de Capacitação / Coordenadoria de Programas Sociais, 1992.


SME. Educação Infantil: dever do Estado, direito da Criança. RJ: 1994.


SME. História da Educação Infantil no Município do Rio de Janeiro. RJ: 1995.


SME. Revisitando as Casas da Criança: a Escola que está nas pessoas. RJ: 1994.


Vygotsky, L. S. A formação social da mente. SP: Martins Fontes, 1984.


Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagens. Lisboa: Antídoto, 1979.

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal