Escolas / Creches  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

Ações
 
Salas de Leitura – Uma história sobre a formação de leitores na escola

A Rede Municipal de Ensino conta com um espaço voltado para a promoção da leitura e a formação de leitores nas escolas – as Salas de Leitura.

Os Professores Regentes de Sala de Leitura dinamizam acervos de literatura infantil e juvenil, livros para professores, vídeos, CD-roms e outras mídias impressas ou digitais, inserindo as diversas práticas leitoras no cotidiano escolar, a partir da compreensão de que o texto, nas suas diferentes possibilidades, é o ponto de partida e de chegada para a formação de leitores críticos, criativos, capazes de ler e escrever sua própria história.

Compreendidas no contexto do Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, a Sala de Leitura busca desenvolver ações integradas à sala de aula, atendendo também a toda a comunidade escolar através de atividades tais como empréstimos dos acervos disponíveis, rodas de leitura, oficinas, encontros com autores e mostras de trabalhos, entre outras.

Atualmente, são 30 Salas de Leitura Pólo, que funcionam como estruturas de suporte, com um núcleo de mídia educação (equipamentos para o trabalho com TV, rádio, jornal, fotografia e internet), além de uma equipe de professores multiplicadores de práticas pedagógicas e das orientações para o trabalho oriundas da Divisão de Mídia- Educação, para as demais Salas de Leitura, denominadas Satélites, que totalizam aproximadamente 1004 unidades.

listagem das 30 Salas de Leitura...

Ação Cultural

- Há mais de dez anos, o Festival da Canção Escolar do Município do Rio de Janeiro (FECEM) revela talentos entre os alunos. A última etapa reúne público de mais de mil pessoas, sempre em grandes teatros.

- A Mostra de Dança incentiva a expressão corporal em oficinas para alunos. Os melhores trabalhos integram uma apresentação no final do ano letivo.

- O projeto A Escola Vai ao Cinema leva os alunos a conhecer a linguagem cinematográfica e o projeto Música na Escola traz diferentes ritmos para o processo de alfabetização.
Destinado aos professores, o Projeto Horizontes Culturais oferece oficinas de música e artes cênicas, articuladas à frequência a espetáculos, apoiando a formação de grupos teatrais.


Polos de Ciências e Matemática

São 12 Polos para reciclagem de professores de Ciências e Matemática e daqueles que atuam de 1ª a 4ª séries. Os polos atendem também alunos da Rede Municipal, como meio de incentivo à aprendizagem. Docentes e estudantes têm acesso a vídeos, lupas, microscópios, livros específicos da área, entre outros materiais. Os profissionais que atuam nos polos recebem formação especial. Com frequência, participam de cursos e encontros em universidades e centros de estudos.

 

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal