Como Funciona a Educação Especial na Rede  
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A Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro tem hoje matriculados 7.983 alunos, entre crianças, jovens e também bebês, portadores de necessidades educacionais especiais (entre elas, deficiências auditiva, visual, retardo mental, condutas típicas de síndromes - autismo, altas habilidades e deficiência física).

- O objetivo da Prefeitura é oferecer a estes alunos oportunidades de desenvolver sua aprendizagem, dentro de uma política inclusiva, de convívio entre os demais colegas das turmas regulares - diz a professora Mércia Cabral, assistente do Instituto de Educação Especial Helena Antipoff.

Para atender a esta clientela há cerca de 1.115 professores. Estes profissionais também recebem treinamento e suporte específico para trabalhar com estas crianças e jovens.

O aluno da Educação Especial pode contar com variadas modalidades de atendimento, dependendo da sua necessidade:

Escola Especial - Destinadas a alunos portadores de necessidades educacionais que precisem de uma quantidade maior de adaptações físicas, materiais e curriculares, assim como funcionários de apoio, para realizar sua locomoção e higiene. Há 10 unidades neste moldes e também um anexo que funciona no Ciep Yuri Gagarin, em Bonsucesso.

Classes Hospitalares - São abertas em hospitais conveniados com a Prefeitura para atender a crianças e adolescentes internados em enfermarias, a fim de proporcionar-lhes aprendizado. Há 11 unidades conveniadas, entre elas os Hospitais do Câncer, Jesus e Hemorio.

Classes Especiais - Funcionam em escolas regulares, sendo uma das alternativas de educação inclusiva, em que portadores de necessidades educacionais especiais compartilham com os demais colegas atividades comuns a todos na escola.

Salas de Recursos - Prestam atendimento a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, matriculados nas classes regulares. Nestes espaços, são utilizados recursos específicos que sirvam às necessidades deles e auxiliem o incremento do aprendizado. A freqüência à sala de recursos é em horário diferente ao da classe regular.

Professor Itinerante - Assessora o trabalho desenvolvido com o aluno portador de necessidades educacionais especiais, já integrado em turma regular. Acompanha e dá suporte à escola que recebe este aluno, ao professor e ao responsável.

Professor Itinerante Domiciliar - Atendem a alunos portadores de necessidades educacionais especiais em suas residências. Atualmente, há 21 alunos beneficiados por este tipo de atendimento.

Pólos de Educação Infantil: Sao 27 pólos destinados ao trabalho educacional com alunos portadores de necessidades educacionais especiais, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

E como matricular uma criança portadora de necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino do Rio?

- O aluno pode ser matriculado em uma escola de ensino regular, próxima de sua casa. Faz-se, então, uma avaliação de seu desempenho escolar para que seja indicada a modalidade de atendimento adequada - explica Mércia. Neste meio tempo, fica garantida a freqüência da criança em turma regular.

Veja as imagens.

 

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