Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

EDES
 

 

O Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar (EDES) foi criado com o objetivo de fornecer informações gerenciais sobre o Desempenho dos Alunos do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro para as séries do 1º segmento não seriado e 1º e 2º segmentos seriado.


O EDES entrou em produção em abril de 2000 para substituir o Sistema SIDE, desenvolvido em interface DOS. Com algumas mudanças na legislação, o sistema anterior já não mais atendia a algumas necessidades dos usuários e precisava ser revisto.

A princípio foi definido que os quantitativos seriam detalhados por origem dos alunos. A entrada de dados era realizada por digitação na Coordenadoria Regional de Educação (Cre), exceto para as escolas que enviavam seus dados em disquete a partir do Sistema de Controle Acadêmico (SCA). No primeiro caso, as Cres enviavam Fichas de Coletas a cada Conselho de Classe (COC) para as escolas, as fichas eram preenchidas e devolvidas para inserção dos dados no sistema. Já no segundo caso, os dados eram importados do SCA para o EDES.

A partir do 2º COC de 2001 os dados passaram a ser inseridos de forma simplificada, ou seja, sem levar em consideração a origem dos alunos, pois a digitação de tantas informações tornava-se muito morosa. Também em 2001, foi iniciada a centralização das bases de dados do SCA das escolas, sendo possível importação para o EDES a partir da base centralizada do SCA.

Ao final de 2003, os dados de todas as Escolas da Rede passaram a ser importados do Sistema de Controle Acadêmico para o EDES, pela Divisão de Educação, não havendo mais digitação nas Cres.

Atualmente, a rotina de importação é executada automaticamente, após carga da base da Escola para a base centralizada, não havendo necessidade de intervenção do usuário e, em consequência, agilizando a disponibilização das informações para o Órgão Central.

Os relatórios e gráficos do sistema servem como instrumentos que auxiliam as Cres na avaliação do desempenho alcançado nos projetos oferecidos nas escolas e fornecem informações, que são repassadas ao Prefeito do Município, subsidiando análise dos resultados obtidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal