HISTÓRICO

O local onde atualmente funciona a Unidade Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (UJV) sempre sediou órgãos prestadores de serviços veterinários. Fundado em 1917, tinha por objetivo inicial efetuar o controle sanitário dos bovinos produtores de leite e dar assistência médico-veterinária aos muares (burros) de tração utilizados em serviços públicos, como o de coleta de lixo.

Ao longo de sua existência, a UJV já executou vários serviços, como a produção de vacinas, a captura e o sacrifício de cães e gatos errantes para o controle da Raiva, uma importante zoonose então endêmica. Por este motivo, algumas pessoas ainda hoje associam, de forma equivocada, a UJV à captura (feita pela outrora temida e atualmente desativada “carrocinha”) e ao sacrifício de animais. Há mais de 20 anos , contudo, temos o orgulho de desempenhar a maior parte das tarefas envolvidas no controle da Raiva no Estado do RJ , como educação, vacinação, diagnóstico e observação de animais suspeitos, sob uma ótica estritamente científica, sem deixar de zelar pelo bem-estar tanto do animal, quanto do ser humano.

Em 1944, a UJV foi credenciado para estabelecer regras de profilaxia da Raiva através do Decreto 7.805, de autoria do Prefeito Henrique Dortsworth. Este decreto possibilitou a ampliação das ações de combate à doença, como a internação de animais suspeitos e sacrifício dos animais positivos. Posteriormente, iniciaram-se as atividades de Clínica Médica e Cirúrgica Veterinária para a triagem e profilaxia de zoonoses em Pequenos Animais, ampliando o acesso ao diagnóstico dessas doenças junto à população de baixa renda.

Com a criação do Estado da Guanabara, em 1960, a Unidade passou a chamar-se Centro Estadual de Medicina Veterinária , desligando-se definitivamente da Secretaria de Agricultura. Nesta época, aconteceram diversas modificações no perfil da Unidade, como: a suspensão da fabricação de vacinas; o início das atividades de ornitopatologia, que passaram a ser competência do Estado; e a priorização das atividades de pesquisa em Zoonoses e Clínica Veterinária, o que resultou na produção de vários trabalhos científicos.

A vinculação da UJV à Secretaria Municipal de Saúde ocorreu em agosto de 1975, com a fusão do Estado da Guanabara ao Estado do Rio de Janeiro. Em 24 de de novembro de 1977, a Unidade recebeu seu nome atual em homenagem ao Dr. Jorge Vaitsman, pesquisador de zoonoses (doenças transmitidas do animal ao homem). Este nome deve-se, em parte, ao fato de a UJV ser, no município do Rio de Janeiro, uma das maiores fontes de referência e orientação à população quanto à profilaxia e ao tratamento de zoonoses importantes, como esporotricose e leptospirose.

As ações que a UJV vem desempenhando em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no controle da Raiva, viabilizaram o controle da doença e a erradicação das formas canina/felina e humana no município, desde 1995 e 1985, respectivamente.

A UJV mantém convênios com diversas Faculdades de Veterinária e com o Instituto Hanemanniano de Homeopatia, otimizando a excelência de nossos serviços e o atendimento ao público.