Portal da Secretaria Municipal de Educação
Volta à página Principal do CREP  
O PRÉDIO DO CREP

Pouco depois da vitória brasileira na guerra do Paraguai, o imperador D. Pedro II resolveu construir prédios escolares, com o dinheiro inicialmente arrecadado para se erguer uma estátua em sua homenagem. São as chamadas "Escolas do Imperador".

Desse grupo faz parte a "Escolas Primárias da Freguesia de San'Anna", designada no plural segundo o costume do século XIX, por se tratar de instituição de ensino que atendia a meninos e meninas no mesmo prédio. Em 1916, surge a Escola Rivadávia Correa, assim denominada numa referência ao ex-prefeito do então Distrito Federal. Mais tarde, em 1929, foi edificado um prédio anexo ao original com cinco pavimentos, onde permanece funcionando a unidade escolar.

Escolhida para abrigar o Centro de Referência, que foi inaugurado em 18 de outubro de 2002, a construção centenária passou por grande reforma e hoje dispõe de 1.100 metros quadrados de área construída, com modernas instalações e recursos para atender ao público.

O Centro de Referência ocupa dois pavimentos assim distribuídos:

1º pavimento - Sala de Exposição, Cafeteria, Administração, Sala de Pesquisa e Acervo e Gabinete da Direção.

2º pavimento - Auditório [130 pessoas], Sala de Vídeo [25 pessoas], Laboratório de Informática [12 pessoas], Serviço de Tecnologia para a Educação e Sala de Projetos e Eventos.



 
   
   
   
 
Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Desenvolvimento Web:
E/ATI/Desenvolvimento
webmastersme@pcrj.rj.gov.br

Copyright © 2004 Secretaria Municipal de Educação
Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 1.314 - Centro
Cep: 20210-031
crep@pcrj.rj.gov.br