Portal da Secretaria Municipal de Educação
Volta à página Principal do CREP  

Escolas

A Cidade do Rio de Janeiro foi capital da Colônia, do Império e da República até 1960. Nesse ano se tornou Estado da Guanabara e, em 1975, Município do Rio de Janeiro. Durante esses períodos construiu uma das maiores redes municipais de ensino do Brasil, com 1058 escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, além de contar com 245 creches, 37.000 professores e 750.000 alunos.

As transformações políticas e administrativas pelas quais o país passou influenciaram, em muito, a configuração que tomou a rede municipal de ensino carioca.

O Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro tem, como uma das suas atribuições, divulgar a história de nossas escolas. Para tanto está montando um arquivo digital, composto de aproximadamente 5.500 fotos, além de ter, em seu acervo, a documentação de cada unidade escolar do Município do Rio de janeiro.

Para facilitar a divulgação do nosso trabalho, optamos por uma divisão arbitrária da história das escolas do município, mas que registra os principais momentos da memória da educação na Cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos com isto ser mais um instrumento na difusão do patrimônio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro e um parceiro com outras instituições vinculadas à educação carioca.

 

Categorias:

Escolas Tombadas

Escolas do Imperador

Escolas da Primeira República

Escolas da Era Vargas

Escolas de Anísio Teixeira

Escolas FOM


 
   
   
   
 
Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Desenvolvimento Web:
E/ATI/Desenvolvimento
webmastersme@pcrj.rj.gov.br

Copyright © 2004 Secretaria Municipal de Educação
Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Av. Presidente Vargas, 1.314 - Centro
Cep: 20210-031
crep@pcrj.rj.gov.br