Da esquerda para direita
Professora Marisa Rocha, Professora Ana Cavaliere e Professora
Sueli Camargo. |
|
PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA 2003
Entrevista com as professoras que formaram
a Comissão de Premiação do PAT 2003
Professora Ana Cavaliere - Doutora em Educação
pela UFRJ, leciona na Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro-UFRJ
Professora Marisa Rocha - Doutora em Psicologia
pela PUC – SP, leciona no Instituto de Psicologia da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Professora Sueli Camargo – Doutora em Educação
pela USP, leciona na Faculdade de Educação da Universidade
Federal Fluminense – UFF.
|
FRASES
"Acho
o Prêmio Anísio Teixeira um excelente dispositivo de incentivo
ao professor para que ele articule sua atividade de docência à
de pesquisa"- Ana Cavaliere
"O Prêmio
Anísio Teixeira é um modo de valorizar a experiência
e o trabalho de reflexão e ação do professor que
lida com o cotidiano na sua singularidade" - Marisa Rocha
"O compromisso
que passo a ter agora será o de divulgar e incentivar que as alunas
do Curso de Pedagogia da UFF inscrevam suas monografias nos próximos
concursos" - Sueli Camargo.
ENTREVISTA
1) Você já tinha conhecimento da existência
do Prêmio Anísio Teixeira?
- Profªs Ana e Marisa – Já o conhecíamos
através de amigas, que participaram do processo de escolha, em
anos anteriores.
- Profª Sueli – Tomei conhecimento ao ser
convidada para participar da Comissão de Avaliação
das Monografias. Por certo, que o compromisso que a passo a ter agora
será o de divulgar e incentivar que as alunas do curso de Pedagogia
da UFF inscrevam suas monografias nos próximos concursos.
2) O que você acha dessa premiação,
iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro?
- Profªs Ana e Marisa – Uma forma de valorizar
o professor, um excelente dispositivo para que articule a atividade de
docência à de pesquisa, levando-o a refletir sobre sua prática
pedagógica num movimento que envolve a relação ensino-aprendizagem.
- Profª Sueli - Através desse projeto, o
Centro de Referência da Educação passa a atuar na
formação continuada dos professores, incentivando à
reflexão do fazer/saber dos professores da educação
básica. O projeto permite articular três eixos de promoção
da formação do professor da rede pública: 1) O pensar
a própria prática pedagógica, levando-o a sistematizar
o saber acumulado de sua experiência; 2) A socialização
das experiências que dão certo; 3) A desmistificação
da ideia incutida na populacho de que a escola pública tem um ensino
de pouca qualidade.
3) Você teria sugestões a fazer, no intuito de ampliar
a divulgação do Prêmio Anísio Teixeira?
- Profªs Ana e Marisa – Acreditamos que os
meios de comunicação pudessem ser aliados na difusão
da excelência desta iniciativa. Por outro lado, pontua a profª
Marisa, a distribuição dos trabalhos publicados pelas escolas
e algumas atividades de discussão, durante o ano letivo, poderiam
divulgar e mobilizar mais professores a fazer parte desse processo.
- Profª Sueli - Os cartazes de divulgação
e premiação precisam estar afixados nas escolas durante
todo o ano. Seria um único cartaz com a divulgação
da premiação daquele ano e do tema do ano seguinte. Dessa
forma, nas férias, o professor teria tempo para pensar no que vai
escrever.
4) E com relação ao regulamento,
você faria alguma modificação?
- Profªs Ana e Marisa – A questão não
é o regulamento, mas a criação de meios no cotidiano
dos trabalhos para que os professores tivessem uma assessoria disponível
para ajudá-los no atendimento às exigências.
- Profª Sueli - O Prêmio Anísio Teixeira
necessitaria reorientar as áreas temáticas que existem para
que estejam em sintonia com as preocupações cotidianas do
professor, que dizem respeito à sala de aula. Às áreas
de Ação Cultural, Educação Infantil, e Tecnologia
em Educação, acrescentaria as de Cotidiano Escolar, Metodologias
de Ensino ou de Avaliação Educacional.
5) Quais são suas impressões sobre
o nível acadêmico e pertinência dos trabalhos apresentados
no ano de 2003? Gostaria de assinalar algum ponto que considere relevante,
no sentido de aperfeiçoar, como um todo, o processo de premiação?
- Profª Sueli – Embora tenha sido pequeno
o número de trabalhos monográficos examinados, todos apresentaram
um bom nível, tanto na apresentação quanto no desenvolvimento
das questões problematizadas.
- Profªs Ana e Marisa – Durante os trabalhos
de avaliação, a banca conversou sobre a possibilidade de
criar temas mais definidos e focalizados, que pudessem facilitar a identificação
do professor dessa iniciativa com seu cotidiano de trabalho. Que sinalizassem
que o importante é a experiência, o saber que ele possui.
Concluindo a entrevista, a Profª Sueli nos deixa mais uma sugestão:
o Prêmio Anísio Teixeira deverá se constituir num
grande evento da Educação no Município do Rio de
Janeiro, pois incentiva e valoriza o trabalho do professor da escola pública.
Entretanto a premiação poderá ser mais ampla, contemplando
igualmente as escolas que tivessem seus professores vencedores no concurso,
chamando-as a participar com projetos pedagógicos, ou simplesmente
homenageando-as.
Veja
outra(s) entrevista(s)
|