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Da esquerda para direita Professora Marisa Rocha, Professora Ana Cavaliere e Professora Sueli Camargo.

PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA 2003

Entrevista com as professoras que formaram a Comissão de Premiação do PAT 2003

Professora Ana Cavaliere - Doutora em Educação pela UFRJ, leciona na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Professora Marisa Rocha - Doutora em Psicologia pela PUC – SP, leciona no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Professora Sueli Camargo – Doutora em Educação pela USP, leciona na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF.

 

FRASES

"Acho o Prêmio Anísio Teixeira um excelente dispositivo de incentivo ao professor para que ele articule sua atividade de docência à de pesquisa"- Ana Cavaliere

"O Prêmio Anísio Teixeira é um modo de valorizar a experiência e o trabalho de reflexão e ação do professor que lida com o cotidiano na sua singularidade" - Marisa Rocha

"O compromisso que passo a ter agora será o de divulgar e incentivar que as alunas do Curso de Pedagogia da UFF inscrevam suas monografias nos próximos concursos" - Sueli Camargo.

 


ENTREVISTA

1) Você já tinha conhecimento da existência do Prêmio Anísio Teixeira?

- Profªs Ana e Marisa – Já o conhecíamos através de amigas, que participaram do processo de escolha, em anos anteriores.

- Profª Sueli – Tomei conhecimento ao ser convidada para participar da Comissão de Avaliação das Monografias. Por certo, que o compromisso que a passo a ter agora será o de divulgar e incentivar que as alunas do curso de Pedagogia da UFF inscrevam suas monografias nos próximos concursos.

2) O que você acha dessa premiação, iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro?

- Profªs Ana e Marisa – Uma forma de valorizar o professor, um excelente dispositivo para que articule a atividade de docência à de pesquisa, levando-o a refletir sobre sua prática pedagógica num movimento que envolve a relação ensino-aprendizagem.

- Profª Sueli - Através desse projeto, o Centro de Referência da Educação passa a atuar na formação continuada dos professores, incentivando à reflexão do fazer/saber dos professores da educação básica. O projeto permite articular três eixos de promoção da formação do professor da rede pública: 1) O pensar a própria prática pedagógica, levando-o a sistematizar o saber acumulado de sua experiência; 2) A socialização das experiências que dão certo; 3) A desmistificação da ideia incutida na populacho de que a escola pública tem um ensino de pouca qualidade.


3) Você teria sugestões a fazer, no intuito de ampliar a divulgação do Prêmio Anísio Teixeira?

- Profªs Ana e Marisa – Acreditamos que os meios de comunicação pudessem ser aliados na difusão da excelência desta iniciativa. Por outro lado, pontua a profª Marisa, a distribuição dos trabalhos publicados pelas escolas e algumas atividades de discussão, durante o ano letivo, poderiam divulgar e mobilizar mais professores a fazer parte desse processo.

- Profª Sueli - Os cartazes de divulgação e premiação precisam estar afixados nas escolas durante todo o ano. Seria um único cartaz com a divulgação da premiação daquele ano e do tema do ano seguinte. Dessa forma, nas férias, o professor teria tempo para pensar no que vai escrever.

4) E com relação ao regulamento, você faria alguma modificação?

- Profªs Ana e Marisa – A questão não é o regulamento, mas a criação de meios no cotidiano dos trabalhos para que os professores tivessem uma assessoria disponível para ajudá-los no atendimento às exigências.

- Profª Sueli - O Prêmio Anísio Teixeira necessitaria reorientar as áreas temáticas que existem para que estejam em sintonia com as preocupações cotidianas do professor, que dizem respeito à sala de aula. Às áreas de Ação Cultural, Educação Infantil, e Tecnologia em Educação, acrescentaria as de Cotidiano Escolar, Metodologias de Ensino ou de Avaliação Educacional.

5) Quais são suas impressões sobre o nível acadêmico e pertinência dos trabalhos apresentados no ano de 2003? Gostaria de assinalar algum ponto que considere relevante, no sentido de aperfeiçoar, como um todo, o processo de premiação?

- Profª Sueli – Embora tenha sido pequeno o número de trabalhos monográficos examinados, todos apresentaram um bom nível, tanto na apresentação quanto no desenvolvimento das questões problematizadas.

- Profªs Ana e Marisa – Durante os trabalhos de avaliação, a banca conversou sobre a possibilidade de criar temas mais definidos e focalizados, que pudessem facilitar a identificação do professor dessa iniciativa com seu cotidiano de trabalho. Que sinalizassem que o importante é a experiência, o saber que ele possui.
Concluindo a entrevista, a Profª Sueli nos deixa mais uma sugestão: o Prêmio Anísio Teixeira deverá se constituir num grande evento da Educação no Município do Rio de Janeiro, pois incentiva e valoriza o trabalho do professor da escola pública. Entretanto a premiação poderá ser mais ampla, contemplando igualmente as escolas que tivessem seus professores vencedores no concurso, chamando-as a participar com projetos pedagógicos, ou simplesmente homenageando-as.

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