FRASES “O esporte, na realidade, tem normas e regras.”
ENTREVISTA 1) Qual a importância da Educação Fisica para promover a inclusão de adolescentes com “suposto transtorno de conduta social”? A importância da Educação Física para esses adolescentes está em preencher, positivamente, uma carência existencial relacionada às dificuldades de integração a normas e regras de convivência social.
2)
Que tipo de trabalho você desenvolve que exemplifiqua a integração
desses jovens?
3) Exemplifique uma prática desenvolvida no dia-a-dia em sala de aula? A utilização da quadra esportiva possibilita o desenvolvimento de diversas capacidades. Por exemplo: o “Futepar”, onde os alunos jogam futebol em par. As regras de futebol são as mesmas, só que eles jogam em dupla.
4) É uma dupla contra a outra? Não, as equipes são formadas por duplas. São várias duplas formando uma equipe e outras duplas do outro lado.
5) Até o goleiro é em dupla? Não,
o goleiro é um só. Até porque ninguém ia conseguir
fazer gol.
6) Existe uma maneira de mantê-los juntos? Sim.
Eles devem ficar de mãos dadas ou de braços dados. Existem
as dificuldades. Jogar com menina, já começa a primeira
guerra.
7) Com que faixa etária você trabalha essa atividade? Com qualquer uma. Essa atividade cooperativa permite essa vivência. No final da aula, voltamos para conversar sobre as dificuldades encontradas. Como eles poderiam estar solucionando essas dificuldades.
8) Como você avalia as políticas públicas voltadas para o incentivo de esportes como os praticados nos Clubes Escolares e Vilas Olímpicas? São de grande valor. Eles estão voltados para preencher carências de diversas naturezas do homem, como por exemplo: biofísica, biossocial, biopsíquica e biomoral.
Justamente.
A prática do esporte tem que estar dentro do contexto, de entendermos
bem o desenvolvimento humano para que as aulas sejam ministradas para
esse cliente.
10) Você sempre discute essa questão com os alunos? Sim.
Precisa haver um debate, uma reflexão sobre as faltas; trocar com
os alunos quando você apita muito no jogo por causa do número
de faltas. É preciso seguir as regras da modalidade esportiva.
11) O Município do Rio, como sede dos Jogos Pan-Americanos, pode contribuir para o investimento na prática esportiva? Vai ficar algum legado? Sem
dúvida, vai ficar um legado. Quando o Brasil foi campeão
de voleibol, todo mundo foi para rua jogar vôlei. Ao perceberem
isso, os governantes começaram a dar importância a outras
modalidades, que não só o futebol. A garotada começou
a botar a rede na rua e jogar voleibol.
12) Vamos falar um pouco mais sobre a derrota e a vitória. Como é que o desportista trabalha essas questões? A
competição faz parte da vida do ser humano. A derrota e
a vitória fazem parte da vida. Se a pessoa não tiver equilíbrio
biossocial, biopsíquico, biomoral e biofísico não
estará preparada para as perdas. Por isso, o esporte é fundamental,
pois permite a aceitação da vitória e do fracasso.
A perda numa competição, por uma fração de
segundos, a partir do momento em que o atleta levou anos de treinamento,
é terrivel. Esses atletas sofrem muito. Veja a atleta de ginástica;
veja o pé dela: cheio de deformidades e calos. Tudo tem um custo
imenso.
Veja mais sobra a Exposição "Um Rio de Educação - Jogos Pan-Americanos"
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