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PROJETOS PEDAGÓGICOS

Entrevista com o Professor Roberto Anunciação Antunes, no dia 11 de novembro de 2007, às 18h17m

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Especialista em História e Psicopedagogia. Professor regente desde 1995, sempre na Escola Municipal Ceará, em Inhaúma, lecionando nas turmas do 2º e 3º Ciclos de Formação.

 

FRASES

"Ao trabalhar com projetos, busco trazer prazer e alegria para a sala de aula, tornando as aulas de História momentos prazerosos de aprendizagem.''

“Este projeto me permitiu estabelecer uma ponte entre o conteúdo a ser trabalhado e a realidade vivenciada por eles.”

“Só acredito em projeto educacional quando fruto de um trabalho interdisciplinar, obtido em conjunto com os alunos de uma turma, ou, senão, de toda a escola.”

“Projetos como este, e não são poucos, devem sempre partir de uma premissa: acreditar no potencial de nossos alunos!”


ENTREVISTA

1) Aprender com prazer é fundamental?

Para os alunos, o aprendizado deve ser o mais agradável possível. O conteúdo programático de História, no período final do 2º Ciclo de Formação, com o qual trabalhei neste projeto, é muito denso e, nem sempre, simpático aos olhos de nossos docentes. Ao trabalhar com projetos, busco trazer prazer e alegria para a sala de aula, tornando as aulas de História momentos prazerosos de aprendizagem. Só assim, a aprendizagem se torna, de fato, significativa. Portanto, o prazer é fundamental!

 

2) Como foi elaborado o Projeto “Mitos e Símbolos no Cotidiano”?

A partir do interesse dos próprios alunos pelas figuras dos heróis abordados em aulas sobre a Antiguidade Clássica. A mitologia é um dos pontos que mais despertam o interesse e a atenção de nossos alunos. Este projeto me permitiu estabelecer uma ponte entre o conteúdo a ser trabalhado e a realidade vivenciada por eles.
A ida ao cinema para ver o episódio III, da saga “Guerra Nas Estrelas – A Vingança dos Sith”, foi o ponto de partida para desenvolvermos o trabalho dentro da filosofia do projeto político-pedagógico da nossa escola.

 

3) Este Projeto mobilizou outros professores? Como?

Quando falo nós, já estou confirmando a participação de professores de outras disciplinas neste projeto. Só acredito em projeto educacional quando fruto de um trabalho interdisciplinar, obtido em conjunto com os alunos de uma turma, ou, senão, de toda a escola. Os professores de Língua Portuguesa e Geografia, Kátia Labolita e André Borges, foram fundamentais para o êxito deste projeto. Houve produção de textos, murais, trabalhos de referência e contexto geográficos, para os quais a participação destes professores foi vital. Não há possibilidade de sucesso escolar sem trabalho de equipe. Sem falar também do apoio da direção da UE, favorecendo e auxiliando nosso projeto.

 

4) Como você avalia os resultados?

Foram muito positivos, pois na realidade que eles enfrentam, a do Complexo do Alemão, muitas vezes encontram distorções sobre o que é certo ou errado, bem ou mal. Ao trabalhar este projeto, discutimos ética , cidadania, trabalho, informação, valorizando a honradez e desenvolvendo a auto-estima de cada aluno.

 

5) Deixamos este espaço para algum comentário que você queira fazer.

Projetos como este, e não são poucos, devem sempre partir de uma premissa: acreditar no potencial de nossos alunos! Cabe a nós, professores da Rede, perceber, estimular e propiciar aos alunos os caminhos para que eles desenvolvam suas potencialidades. Uni-los, agregar outras disciplinas, apontar objetivos são etapas fundamentais, que possibilitam o diferencial, não para nós, educadores, mas para cada um desses alunos que acreditou na própria competência.

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