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PROJETOS
PEDAGÓGICOS
Entrevista
com o Professor Roberto Anunciação Antunes, no dia
11 de novembro de 2007, às 18h17m
Licenciado
em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense
– UFF, Especialista em História e Psicopedagogia.
Professor regente desde 1995, sempre na Escola Municipal Ceará,
em Inhaúma, lecionando nas turmas do 2º e 3º
Ciclos de Formação.
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FRASES
"Ao
trabalhar com projetos, busco trazer prazer e alegria para a sala de aula,
tornando as aulas de História momentos prazerosos de aprendizagem.''
“Este projeto me permitiu estabelecer uma ponte entre o conteúdo
a ser trabalhado e a realidade vivenciada por eles.”
“Só acredito em projeto educacional quando fruto de um trabalho
interdisciplinar, obtido em conjunto com os alunos de uma turma, ou, senão,
de toda a escola.”
“Projetos como este, e não são poucos, devem sempre
partir de uma premissa: acreditar no potencial de nossos alunos!”
ENTREVISTA
1) Aprender com prazer é fundamental?
Para os alunos, o aprendizado deve ser o mais agradável
possível. O conteúdo programático de História,
no período final do 2º Ciclo de Formação, com
o qual trabalhei neste projeto, é muito denso e, nem sempre, simpático
aos olhos de nossos docentes. Ao trabalhar com projetos, busco trazer
prazer e alegria para a sala de aula, tornando as aulas de História
momentos prazerosos de aprendizagem. Só assim, a aprendizagem se
torna, de fato, significativa. Portanto, o prazer é fundamental!
2) Como foi elaborado o Projeto “Mitos e Símbolos
no Cotidiano”?
A partir do interesse dos próprios alunos pelas
figuras dos heróis abordados em aulas sobre a Antiguidade
Clássica. A mitologia é um dos pontos que mais despertam
o interesse e a atenção de nossos alunos. Este projeto me
permitiu estabelecer uma ponte entre o conteúdo a ser trabalhado
e a realidade vivenciada por eles.
A ida ao cinema para ver o episódio III, da saga “Guerra
Nas Estrelas – A Vingança dos Sith”, foi o ponto de
partida para desenvolvermos o trabalho dentro da filosofia do projeto
político-pedagógico da nossa escola.
3) Este Projeto mobilizou outros professores? Como?
Quando falo nós, já estou confirmando
a participação de professores de outras disciplinas neste
projeto. Só acredito em projeto educacional quando fruto de um
trabalho interdisciplinar, obtido em conjunto com os alunos de uma turma,
ou, senão, de toda a escola. Os professores de Língua Portuguesa
e Geografia, Kátia Labolita e André Borges, foram fundamentais
para o êxito deste projeto. Houve produção de textos,
murais, trabalhos de referência e contexto geográficos, para
os quais a participação destes professores foi vital. Não
há possibilidade de sucesso escolar sem trabalho de equipe. Sem
falar também do apoio da direção da UE, favorecendo
e auxiliando nosso projeto.
4) Como você avalia os resultados?
Foram muito positivos, pois na realidade que eles enfrentam,
a do Complexo do Alemão, muitas vezes encontram distorções
sobre o que é certo ou errado, bem ou mal. Ao trabalhar este projeto,
discutimos ética , cidadania, trabalho, informação,
valorizando a honradez e desenvolvendo a auto-estima de cada aluno.
5) Deixamos este espaço para algum comentário que
você queira fazer.
Projetos como este, e não são poucos,
devem sempre partir de uma premissa: acreditar no potencial de nossos
alunos! Cabe a nós, professores da Rede, perceber, estimular e
propiciar aos alunos os caminhos para que eles desenvolvam suas potencialidades.
Uni-los, agregar outras disciplinas, apontar objetivos são etapas
fundamentais, que possibilitam o diferencial, não para nós,
educadores, mas para cada um desses alunos que acreditou na própria
competência.
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