Destaques  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

Conselhos
 

A Secretaria Municipal de Educação gerencia três conselhos municipais. O Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Além desses, há ainda os Conselhos de Dirigentes, Conselho de Diretores e Conselho de Professores Regentes

  Conselho Municipal de Educação
  Conselho Municipal de Alimentação Escolar
  Conselho Municipal do Fundeb
  Conselho de Diretores
  Conselho de Professores
  Conselho de Funcionários
  Conselho de Alunos
  Conselho de Responsáveis
  Conselho Escola Comunidade (CEC)

Conselho Municipal de Educação

Presidido pela Secretária Municipal de Educação, o Conselho conta com doze membros titulares e seis suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil. Em seus trabalhos, já examinou e aprovou o Núcleo Curricular Básico Multieducação, a revitalização dos Conselhos Escola-Comunidade e a criação do Programa de Educação Juvenil para 5ª a 8ª séries, entre outros assuntos integrantes da Política Educacional da Secretaria. [mais detalhes]

Ir para o topo da página topo


Conselho Municipal de Alimentação Escolar

Criado em 1995, fiscaliza e controla a aplicação de recursos e acompanha e orienta a elaboração dos cardápios da merenda escolar.

Presidido pela Secretária Municipal de Educação, compõe-se por outro representante da Secretaria, um professor, um pai de aluno, um servidor municipal e um nutricionista do Instituto Annes Dias (ligado à Secretaria Municipal de Saúde).

O município distribui cerca de 11 milhões de refeições por mês aos alunos da Rede Municipal.

Ir para o topo da página topo


Conselho Municipal do Fundeb

Em março de 2007, foi criado o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), por lei aprovada na Câmara.

São dez conselheiros e seus respectivos suplentes, representantes dos segmentos da escola (Diretores, Professores, Servidores Técnico-Administrativos, Pais e Estudantes), da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e dos Conselhos Tutelares, que se reúnem mensalmente para acompanhar o uso da verba do Fundo.

Está, também, entre as atribuições do Conselho do FUNDEB supervisionar a realizaçao do censo educacional anual nas escolas da Rede Municipal. [mais detalhes]

Ir para o topo da página topo


Conselhos de Diretores

Em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) é formado um Conselho de Diretores, com um representante de cada região geográfica (complexo), eleito pelos próprios diretores.

O Conselho de Diretores de cada CRE elege um representante e um suplente para compor o Conselho de Diretores junto à Secretaria Municipal de Educação.

Ir para o topo da página topo


Conselho de Professores

É formado por professores escolhidos pelo conjunto de professores do CEC, em seus complexos (regiões geográficas nas áreas das CREs).

Da mesma forma, as Coordenadorias Regionais possuem seus conselhos e a Secretaria Municipal de Educação possui um Conselho de Professores, integrado por um representante e um suplente de cada CRE.

Ir para o topo da página topo


Conselho de Funcionários

Formado por funcionários administrativos escolhidos dentre os funcionários que compõem os Conselhos Escola Comunidade de cada complexo (grupo de escolas por região).

Cada Coordenadoria tem seu Conselho de Funcionários do qual é eleito um titular e um suplente para formarem o Conselho de Funcionários junto à Secretaria Municipal de Educação.

Ir para o topo da página topo


Conselho de Alunos

Formado por presidentes dos Grêmios Estudantis e escolhidos pelos alunos com um representante e um suplente de cada complexo geográfico.

Cada Coordenadoria Regional de Educação tem seu Conselho de Alunos, do qual é eleito um representante e um suplente para formarem o Conselho de Alunos junto à Secretaria Municipal de Educação.


Ir para o topo da página topo


Conselho de Responsáveis

Formado por responsáveis por alunos escolhidos dentre os responsáveis que
compõem os Conselhos Escola Comunidade de cada complexo (grupo de escolas
por região).

Cada Coordenadoria tem seu Conselho de Responsáveiss do qual é eleito um
titular e um suplente para formarem o Conselho de Responsáveis junto à
Secretaria Municipal de Educação.

Ir para o topo da página topo

Conselho Escola Comunidade (CEC)

Conselho formado por representantes dos segmentos professor, aluno, responsável , funcionário e Associação de Moradores, cujo presidente nato é o diretor da Escola.

Este Conselho é consultivo e tem por finalidade promover constante e efetiva integração entre Escola-Família-Comunidade, atuando em co-participação com a direção da Unidade Escolar, visando à melhoria do ensino.

Os representantes do CEC são eleitos por seu segmento através do voto e o mandato é de dois anos.

Ir para o topo da página topo

 

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal