Especial ServiçosSilhueta Rio de Janeiro

    Voltar
 

IPTU
     publicado em 02/01/2008


Janeiro é o mês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e, para facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura do Rio disponibiliza algumas opções que facilitarão o pagamento dos carnês. A distribuição dos carnês do IPTU de 2008 começará a partir de quinta-feira, dia 10 de janeiro, e 1,2 milhão de contribuintes deverão receber o documento até o dia 18 de janeiro. Aos cercas de 700 mil proprietários de imóveis isentos do pagamento, serão enviadas uma notificação confirmando a situação fiscal.

Os contribuintes que não receberem o carnê deverão solicitar, a partir de 21 de janeiro, uma segunda via nos postos da Secretaria Municipal de Fazenda. É necessário ter em mãos, para a solicitação da segunda via, o número de inscrição do imóvel. É possível acessar a lista completa dos postos de atendimento no site da Secretaria Municipal de Fazenda: www.rio.rj.gov.br/smf.

Entre os dias 21 de janeiro e 15 de fevereiro, os locais de atendimento ao público funcionarão em período estendido, das 9h às 17h. Após esta data será retomado o horário regular, das 9h às 16h. Já as unidades localizadas nos shoppings continuarão funcionando de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h. Também é possível obter a segunda via do carnê pela internet, no site www.rio.rj.gov.br/iptu, digitando o número de inscrição do imóvel.

O pagamento pode ser efetuado em cota única com 7% de desconto ou em 10 cotas iguais. A data de pagamento é de acordo com o número final de inscrição do imóvel, ou seja, carnês com final de 0 a 5 deverão ser pagos no dia 7 de fevereiro, e os com o final de 6 a 9, no dia 8 de fevereiro. O tributo pode ser quitado em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos, casas lotéricas e pela internet. Este ano o imposto será reajustado em 4,36%, seguindo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), calculado pelo IBGE.

Calendário de pagamento do IPTUMais informações: www.rio.rj.gov.br/smf

 

 

Mais serviços

 

 

 
imagem espaço
   Guia de Serviços
  Acesso rápido: Aqui você encontra os serviços que a
Prefeitura oferece ao cidadão
 
imagem espaço
   Escolha uma das categorias
   
   Busca
   



Copyright © 2007 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova CEP: 20211-110