Para aproximar a população da Prefeitura do Rio,
em janeiro de 2001, foi criada a Ouvidoria da cidade do Rio
de Janeiro. Trata-se de um canal de comunicação direta e eficiente
com o cidadão. Diferente de outros modelos brasileiros, a Ouvidoria
da Prefeitura do Rio conta com uma rede de 55 ouvidorias, uma
em cada órgão da Prefeitura, coordenadas pela Ouvidoria Central.
Recomenda-se ao cidadão que antes de procurar o apoio da Ouvidoria, busque a solução por intermédio dos serviços de teleatendimentos, da Região Administrativa, dos Balcões de Atendimento descentralizados e do Guia de Serviços do Portal da Prefeitura do Rio. Caso o problema não seja solucionado em nenhum destes setores, envie o seu caso para a Ouvidoria analisar e buscar a melhor solução.
O envio das ocorrências pode ser feito por meio de telefone, carta, fax, pessoalmente ou pela internet, através do Portal da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br/ouvidoria). Basta que o cidadão escolha a natureza da ocorrência (reclamação, agradecimento, informação ou sugestão), o assunto a ser tratado e preencha o formulário online. Não é necessária a identificação do cidadão para que o atendimento seja realizado.
A Ouvidoria da Prefeitura do Rio atendeu 149.469 mil ocorrências no ano de 2007, cerca de 23 mil a mais do que o ano anterior. Das ocorrências registradas mais de 80% são realizadas pela internet. Ajude a Prefeitura do Rio a melhorar a cidade. A Prefeitura quer ouvir você!
Teleatendimentos: http://www.rio.rj.gov.br/pcrj/menu/tels_uteis.htm
Regiões Administrativas: http://www.rio.rj.gov.br/governo/regioesadministrativas.cfm
Balcões de atendimento: http://www.rio.rj.gov.br/smf
Guia de Serviços: http://www.rio.rj.gov.br/guia.htm
Ouvidoria: http://www.rio.rj.gov.br/ouvidoria