Destaques |
|
||||||||||||||||||||||||
Comissão de Professores | |||||||||||||||||||||||||
Resultado do Trabalho: Atualização da Proposta Curricular No primeiro semestre de 2003, o Departamento Geral de Educação realizou consultas sistemáticas aos diferentes níveis de atuação da SME (central, regional e local), objetivando a Atualização da Multieducação, a participação e expressão dos diferentes segmentos relacionados com o desenvolvimento da proposta curricular. O documento que norteou a discussão, estabeleceu três critérios distintos: No segundo semestre de 2003, a consulta realizada nas escolas, nos Centros de Estudos, foi encaminhada para o E/DGED pelas Divisões de Educação, iniciando-se a categorização de todos os assuntos abordados. A partir do material enviado, foi criado um novo critério correspondente às reivindicações dos professores quanto à estrutura e ao funcionamento escolar denominado: Outros assuntos abordados. Em 2004, o E/DGED trabalhou com a Comissão temas inerentes ao currículo escolar. Essa ação teve por objetivo a ampliação da discussão pedagógica, o fortalecimento teórico dos sujeitos envolvidos e a reflexão sobre o comprometimento de todos com a escola pública, por meio de estudo, reflexão e análise de diferentes textos. Os Coordenadores Pedagógicos participaram ativamente na articulação do processo de discussão, proporcionando o desenvolvimento de uma proposta dialógica e significativa para o trabalho docente. O coletivo escolar integrado pôde ressignificar o próprio contexto escolar. Direcionar o olhar para a própria ação na Unidade Escolar, sem perder de vista a articulação com todo o funcionamento da Rede Municipal de Ensino, possibilitou otimizar a formação continuada em serviço e o desenvolvimento da autonomia escolar. Utilizamos vários textos durante o processo de discussão: - Enfocando Níveis de Concretização Curricular - O Papel da Escola - Ouvir, Compreender, Construir e Transformar - Uma Escola Construindo a Vida - Começando uma conversa sobre currículo - Currículo: tendências e filosofia de Ireno Antonio Berticelli - Planejamento enquanto instrumento para a Praxis Pedagógica - Planejamento, Plano, Projeto: uma tipologia
Veja também: :: Comissão de Professores |
|||||||||||||||||||||||||