Destaques  
Destaques
Educação Infantil
Escolas/Creches
Números
Projetos e programas
SME on line
 

 

Comissão de Professores
 

Resultado do Trabalho: Atualização da Proposta Curricular

No primeiro semestre de 2003, o Departamento Geral de Educação realizou consultas sistemáticas aos diferentes níveis de atuação da SME (central, regional e local), objetivando a Atualização da Multieducação, a participação e expressão dos diferentes segmentos relacionados com o desenvolvimento da proposta curricular.

O documento que norteou a discussão, estabeleceu três critérios distintos:
O que falta?
O que deveria ser aprofundado?
Sugestões para a atualização da proposta.

No segundo semestre de 2003, a consulta realizada nas escolas, nos Centros de Estudos, foi encaminhada para o E/DGED pelas Divisões de Educação, iniciando-se a categorização de todos os assuntos abordados. A partir do material enviado, foi criado um novo critério correspondente às reivindicações dos professores quanto à estrutura e ao funcionamento escolar denominado: Outros assuntos abordados.

Em 2004, o E/DGED trabalhou com a Comissão temas inerentes ao currículo escolar. Essa ação teve por objetivo a ampliação da discussão pedagógica, o fortalecimento teórico dos sujeitos envolvidos e a reflexão sobre o comprometimento de todos com a escola pública, por meio de estudo, reflexão e análise de diferentes textos.

Os Coordenadores Pedagógicos participaram ativamente na articulação do processo de discussão, proporcionando o desenvolvimento de uma proposta dialógica e significativa para o trabalho docente. O coletivo escolar integrado pôde ressignificar o próprio contexto escolar.

Direcionar o olhar para a própria ação na Unidade Escolar, sem perder de vista a articulação com todo o funcionamento da Rede Municipal de Ensino, possibilitou otimizar a formação continuada em serviço e o desenvolvimento da autonomia escolar.

Utilizamos vários textos durante o processo de discussão:

- Enfocando Níveis de Concretização Curricular
Prof. Maria Alice Oliveira da Silva

- O Papel da Escola
FONTANA, R.A.C.; CRUZ, M.N. da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual. 1997.

- Ouvir, Compreender, Construir e Transformar
Prof. Maria Alice Oliveira da Silva

- Uma Escola Construindo a Vida
Prof. Leila Blanco

- Começando uma conversa sobre currículo
GARCIA, Regina L; MOREIRA, Antonio Flavio (org.).Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo : Cortez. 2003.

- Currículo: tendências e filosofia de Ireno Antonio Berticelli
COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. DP&A .

- Planejamento enquanto instrumento para a Praxis Pedagógica
VASCONCELOS, Celso. Planejamento. Cadernos Pedagógicos do Libertad 1.

- Planejamento, Plano, Projeto: uma tipologia
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político- pedagógico da escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez. 2002

 

 


Veja também:

:: Comissão de Professores
:: Representatividade
:: Criação das Comissões
:: Desenvolvimento do Trabalho
:: Temas Trabalhados
:: Ciclos de Formação
:: Processo de Avaliação

Voltar Topo da página Página Inicial
Busca no site,  Escolas, Creches, Programas  e CREs Mapa do Site Calendário Escolar Correio Eletrônico Contatos


Página Inicial
Voltar à página principal