|
Desenvolvimento do Trabalho
No período correspondente a 2001/2004 o trabalho apresentou modificações no seu funcionamento, buscando atender às demandas apresentadas no decorrer da proposta.
A princípio o E/DGED desenvolveu a seguinte dinâmica:
1 - Ao E/DGED coube a tarefa de ouvir os professores da Comissão de Professores, capacitá-los, estudar e analisar as demandas trazidas, encaminhar novas propostas, a partir das críticas e sugestões trazidas dos professores, organizar e sistematizar o trabalho.
2 - A E/CRE/DED foi incumbida de acompanhar, participar e desenvolver ações conjuntas com a Comissão de Professores, para que os temas fossem trabalhados com os demais professores.
3 - À Comissão de Professores, após os encontros com o órgão central coube discutir com os demais professores regentes, promover o levantamento das demandas apresentadas, elaborar o relatório dos encontros que realimentará as novas ações do E/DGED. |
|
|
Ao longo do processo, foram feitas aquisições de alguns títulos de livros para composição do acervo escolar, embasando os temas estudados pelas Comissões, assim como, oferecimento de palestras:
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem - Prof. Elvira Lima e Prof. Jairo Werner;
Ciclo de Formação – Prof. Elvira Lima e Prof. Luiz Carlos de Freitas;
Leitura e Escrita – Prof. Cecília Goulart;
Relações Humanas – Prof. Hilda Alevato;
Avaliação – Prof. Luiz Carlos de Freitas;
Currículo – Prof. Antonio Flavio Moreira.
Ao final de 2002, o processo de Avaliação, no que se refere à conceituação, foi debatido nos Centros de Estudo das escolas.
Em 2003, as UUEE apresentaram os temas que deveriam ser priorizados para compor a Atualização do Núcleo Curricular Básico Multieducação.
Em 2004, o estudo de temas inerentes à Atualização do Núcleo Curricular Básico Multieducação buscou o fortalecimento da discussão pedagógica no interior da escola e o envolvimento das equipes técnico-pedagógicas por meio de um movimento integrado:
1- O E/DGED, a CRE e a Comissão de Professores estudam o material proposto.
2- A Comissão junto com a DED replanejam as atividades.
3- Nos CE de horário parcial o tema é debatido, resultando num relatório.
4- A Comissão de Professores com a participação da DED organiza um relatório final com os pontos consensuais e/ou divergentes das escolas.
5- A Comissão, em novo encontro com o E/DGED, apresenta o material produzido e novo tema é sugerido. |
|
|
|
|
Direcionar o olhar para a própria ação na Unidade Escolar, sem perder de vista a articulação com todo o funcionamento da Rede Municipal de Ensino, significou otimizar a formação continuada em serviço, uma ampla reformulação da prática escolar em busca do aprimoramento pedagógico e o desenvolvimento da autonomia escolar.
Veja também:
:: Comissão de Professores
:: Representatividade
:: Desenvolvimento do Trabalho
:: Temas Trabalhados
:: Ciclos de Formação
:: Processo de Avaliação
:: Atualização da Proposta Curricular
|
|